Hilti mantém crescimento sustentável

O Grupo Hilti continuou a aumentar os seus investimentos em 2018 e, num ambiente de mercado positivo, voltou a registar um crescimento de dois dígitos. As vendas do Grupo aumentaram cerca de 10,7% para 5,6 mil milhões de CHF. Em termos de moedas locais, as vendas aumentaram 9,8%. O resultado operacional aumentou 7% para 728 milhões de CHF.

"2018 foi um ano dinâmico e importante para nós. Utilizámos o nosso forte posicionamento financeiro e manutenção do ambiente de mercado positivo para investimentos futuros significativos. Investimos mais do que nunca e continuamos a implementação consistente da nossa estratégia Champion 2020" é desta forma que Christoph Loos, CEO, resume o ano de 2018.

A Hilti cresceu novamente em todas as regiões do mundo. A América do Norte e Europa tiveram uma taxa de crescimento de dois dígitos (10,4% e 10,6%, respetivamente, em moedas locais). A América Latina cresceu significativamente (8,6%), embora os principais mercados tenham sido afetados por incertezas políticas. A região da Europa de Leste/Médio Oriente/África também sentiu um forte crescimento (+9,3%). Aqui as tensões políticas afetaram negativamente o negócio, em particular na Rússia, Turquia e Arábia Saudita. Na Ásia-Pacífico, o crescimento foi de 7%, mas ficou atrás das expectativas. Os efeitos cambiais, em particular o euro ligeiramente positivo, aumentaram 0,9 pontos percentuais às vendas em francos suíços.

Os investimentos substanciais em inovação, investigação e infraestruturas fortaleceram as bases para um crescimento rentável a longo prazo. O investimento com I&D aumentou cerca de 14% para 355 milhões de CHF. A equipa global também cresceu e, no final de 2018, mais de 29.000 colaboradores faziam parte do Grupo Hilti (+8%).

Apesar dos elevados investimentos, o resultado operacional aumentou cerca de 7% para 728 milhões de CHF. O resultado líquido aumentou cerca de 5% para 546 milhões de CHF. Tanto o retorno sobre as vendas (12,9%) como o retorno do capital investido (20,6%) se mantiveram num nível elevado. O fluxo de caixa livre foi de 245 milhões de CHF. Com um coeficiente de endividamento de 55% e uma liquidez de mais de mil milhões de CHF, o balanço do Grupo Hilti mantém-se forte.

"Estamos satisfeitos com os nossos resultados anuais, que se encontram dentro das nossas expectativas. Estamos confiantes com o atual foco da empresa e, por isso, decidimos alargar a agenda da nossa estratégia Champion 2020 por mais dois a três anos. Dentro deste prazo, iremos continuar os nossos investimentos na digitalização e modernização da empresa", explica os planos futuros o CEO Christoph Loos.

Devido à redução da dinâmica da economia global e às contínuas tensões comerciais, o Grupo Hilti antevê um ambiente mais desafiante e um menor crescimento de mercado no atual ano comercial.

O Relatório da Empresa de 2018 e o Relatório Financeiro de 2018 estão disponíveis online, aqui.