Ópera LX

Um projeto desafiante: manter a fachada, reestruturando todo o interior

O Edifício Ópera LX é uma marcante construção que remonta ao século XIX e localiza-se na Avenida da Liberdade, junto ao Teatro Tivoli. Este é um edifício de habitação que apresenta duas fachadas, uma virada para a Avenida da Liberdade e a outra para a Rua Rodrigues Sampaio. É composto por 19 apartamentos de luxo, com diferentes tipologias de T1 a T3, áreas amplas e um alto pé direito que permite o uso de grandes vidraças e a entrada de boa luminosidade.

Esta Avenida nasceu no séc. XVIII após a reconstrução pombalina e tendo o nome de passeio publico. Conhecida atualmente como Avenida da Liberdade, a sua arborização, monumentos e largos passeios fazem com que seja considerada uma das mais belas avenidas do mundo.

Assim, classificada como conjunto de interesse público, foram fixadas diversas restrições às operações urbanísticas que impliquem qualquer impacto ao nível do subsolo ou alterações à volumetria, morfologia, alinhamento e revestimento exterior dos edifícios da avenida.

Torna-se assim um projecto marcado pelo desafio de construção que almeja manter a fachada original, mas construir uma estrutura completamente nova no interior. Como mostra a foto à esquerda, mantém-se a fachada e tudo o resto é reconstruído, desde o nível das fundações.

Soluções Hilti utilizadas neste projeto

  • Please enter alternative text here (optional)

    Ligações Betão - Betão

    Neste projecto abaixo do nível do solo existe uma contenção periférica que utiliza muros do tipo "Berlim". À medida que a betonagem de lajes vai ocorrendo, deve ser garantido o encastramento entre as mesmas e os muros de "Berlim", respeitando as normas europeias vigentes (EC2/ETA). Para este dimensionamento é utilizado o software Hilti PROFIS Rebar e, posteriormente na obra, é feita a selagem de armaduras no muro de "Berlim" com uma resina epoxídica, nomeadamente o HIT-RE 500 - agora na versão melhorada HIT-RE 500 V3. Após o breve tempo de cura, a laje está apta a ser betonada com a garantia de uma ligação perfeita.

    Sistemas de ancoragem
    Please enter alternative text here (optional)

    Conectores X-HVB

    Para a construção de lajes em determinados pontos do edifício, especialmente onde existia fachada antiga, o projectista optou pela utilização de lajes mistas. Esta é uma forma mais rápida e mais limpa de construção, na qual a aplicação de conectores X-HVB da Hilti traz vantagens em termos de produtividade de construção, aquando comparado com a aplicação tradicional de conectores para lajes mistas.

    Fixação direta

Produtos para este Projeto

Partilhe com a sua rede: