DIMENSIONAMENTO DE RESISTÊNCIA AO FOGO PARA SISTEMAS DE SUPORTE DE CALHAS

Aplicações, códigos e dimensionamento da resistência ao fogo

Hilti MQ modular support system for medium-heavy applications fire test

Na Hilti, temos mais de 25 anos de experiência na investigação e dimensionamento de produtos com proteção contra o fogo.

Dispomos de uma gama alargada de produtos anti incêndios, incluindo sistemas de suporte de calhas, tecnologias de fixação e sistemas de proteção contra incêndios.

Todos eles contribuem de forma decisiva para uma proteção passiva ao fogo, para ajudar pessoas a sair dos edifícios de forma rápida e segura.

QUE MÉTODO DE PROJETO USAR PARA PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIOS

A indústria da construção e a investigação académica demonstram que não é seguro projetar sistemas de suporte modular com o método de projeto atual baseado na norma EN 1993-1-2 (Eurocódigo 3).

Que fazer?

Se não existirem diretivas de dimensionamento nacionais harmonizadas no seu país, que permitam prever a deformação destas aplicações, use produtos testados em conformidade com a norma EN 1363-1.

Análise dos resultados do teste de resistência ao fogo de acordo com a norma EN 1363-1

Hilti fire resistant design

Existia uma enorme discrepância em termos de deformação entre as previsões da norma EC3 e os resultados do teste para todos os sistemas testados. Esta discrepância começa, normalmente, a aumentar a partir dos 20-25 min da curva temperatura-tempo.

Em muitos casos, a deformação pode resultar na falha definitiva do canal devido à sua flexão, até a elevada deformação dar azo ao endurecimento do sistema de fixação através do efeito de catenária.

Hilti fire resistant design

Em muitos casos e sem que se constate um comportamento de deformação visível, as deformações também são muito superiores do que as previstas pela norma EC3.

PERGUNTE A UM ENGENHEIRO

COMO EFETUAMOS O TESTE DE RESISTÊNCIA AO FOGO AOS NOSSOS SISTEMAS DE SUPORTE DE CALHAS

Na Hilti, temos uma experiência superior a 20 anos em termos de testes de resistência ao fogo e, por isto, anti incêndios.

Efetuamos testes nos nossos produtos de acordo com a norma EN 1363-1.

Por isso, se não existir qualquer método de dimensionamento harmonizado na sua região, pode ter a certeza que o seu dimensionamento aplicado usando as nossas soluções Hilti está conforme os testes da norma EN 1363-1.

Realizamos rigorosos testes de resistência ao fogo aos nossos sistemas de suporte de calhas, para perceber como se comportam e reagem em incêndios. 

  • Efetuamos testes de resistência ao fogo em abraçadeiras de acordo com a diretiva de qualidade RAL RAL-GZ 656.
  • Os nossos canais também são sujeitos a testes baseados na curva de fogo de acordo com a norma EN 1363-1.
  • Os testes são realizados por laboratórios de teste certificados, como o IBMB e o MPA Braunschweig.

Contacte-nos
Contacte-nos