Como dimensionar sistemas de suporte de calhas para zonas sísmicas

Produtos, serviços e software para aplicações sísmicas

Hilti modular support systems MQ-41-L installation channel for medium-heavy duty applications

Normalmente, só ouvimos falar de terramotos após a sua ação devastadora. Contudo, na realidade, ocorrem todos os dias por todo o mundo.

Para se prevenir a este efeito, os códigos da indústria da construção (NTC 2008 e Eurocódigo 8) exigem também que os elementos não estruturais e as instalações técnicas sejam resistentes a sismos.

Aqui incluem-se todos os edifícios públicos, como hospitais, centros comerciais, hotéis e escolas. 

FÍSICA DE UM TERRAMOTO

Please enter alternative text here (optional)
  • Um sismo aplica cargas adicionais sobre as tubagens em todas as direções.
  • As cargas no plano horizontal (Ex e Ey) são, por norma, mais críticas para o suporte do tubo.
  • Os códigos de construção (como EC8, IBC) fornecem métodos simplificados para calcular as cargas sísmicas com base numa análise estática equivalente.
  • De acordo com a maioria dos códigos de construção, as cargas sísmicas verticais adicionais não precisam de ser consideradas.
  • De forma a conseguirem suportar as forças horizontais, os sistemas de suporte de calhas têm de apresentar uma rigidez adequada ou de ser concebidos com abraçadeiras dispostas tanto na longitudinal, como na transversal, para além de possuir uma ancoragem adequada ao material base.

PERGUNTE A UM ENGENHEIRO

COMO PROJETAR E CONCEBER PARA SISMOS

PESQUISA E TESTES ANTI-SÍSMICOS HILTI

Colaboração com a Universidade da Califórnia, San Diego

Na Hilti, temos uma enorme confiança na investigação e no desenvolvimento. Por isso, temos os nossos próprios laboratórios e instalações de teste e trabalhamos em conjunto com parceiros acreditados por todo o mundo.

No caso dos testes sísmicos, temos colaborado com os nossos parceiros do Departamento de Engenharia Estrutural da Universidade da Califórnia, em San Diego.

É um projeto excitante, que nos tem permitido realizar testes de desempenho dos nossos produtos na maior mesa vibratória do mundo – um edifício de cinco andares construído especialmente para ser sujeito a um conjunto de abalos numa escala de Richter de 1:1.

Representa uma enorme oportunidade para pesquisar e dimensionar os nossos produtos sísmicos, incluindo todos os componentes do nosso inovador sistema de suporte modular MQS Hilti.

A Hilti utiliza cookies para melhorar a sua experiência e os nossos serviços online.
Ao clicar em “Aceito”, concorda com a utilização de cookies.

Contacte-nos
Contacte-nos