Soluções antifogo nas construções em madeira

Soluções para uma instalação direta, sem argamassa nem cofragem

Edifícios de utilização mista com uma fachada em madeira
Soluções antifogo nos testes em madeira, após o material ter sido queimado

A proteção passiva antifogo é essencial

A madeira maciça e, especialmente, madeira laminada cruzada (CLT) é cada vez mais utilizada como material de construção para edifícios altos, dado que possui uma elevada capacidade de carga, alta resistência ao fogo e é leve.

Também queima lentamente e, em caso de incêndio, nunca irá queimar completamente, dado que a carbonização da madeira age como uma barreira ao fogo natural. No entanto, não é suficiente para ajudar a assegurar a segurança dos ocupantes.

Configurações de tubos complicadas onde os serviços do edifício atravessam uma parede

Importância da proteção passiva de sistema antifogo

A proteção passiva antifogo é essencial para tornar um edifício mais seguro e em conformidade com os standards internacionais. A contenção é um requisito de segurança geral que se aplica a todos os edifícios, é dependente da altura e classe de utilização, mas é independente do material base. O problema mais comum na contenção de incêndios está nas aberturas em paredes e pisos, essenciais para o atravessamento de serviços com eletricidades, hidráulica e ventilação.

Tais aberturas exigem medidas de proteção passiva conta Inocêncio por favoreceram a passagem de gás, fumo e fogo, em caso de incêndio.
Como sabemos, os materiais de construção apresentam diferentes comportamentos perante o fogo, a madeira CLT, por exemplo, carboniza cerca de 0,7 mm por minuto. Para preencher a falha causada pela incineração da madeira todas as aberturas em paredes e pisos, com classificação antifogo, devem ser seladas com material intumescente.

Comparação de uma solução de argamassa convencional (no lado esquerdo) e os blocos antifogo Hilti secos a vermelho (no lado direito) através de um chão de madeira

Processo de construção otimizado

A conceção de soluções antifogo em estruturas de madeira continua a ser, até à data, uma matéria difícil nos regulamentos de construção. Na ausência de uma solução aprovada para proteção antifogo, neste tipo de estruturas, a argamassa, embora reduza significativamente a produtividade, dado ao processo demorado de instalação e tempo de cura, acaba por ser a solução mais utilizada.

As nossas soluções, com recurso a produtos preformados, podem ser instaladas diretamente em madeira, eliminado a necessidade de argamassa. Desta forma, pode instalar soluções antifogo em elementos de madeira pré-fabricados antes que estes deixem a fábrica, ajudando a reduzir até metade o tempo de construção em obra.

Compare uma solução convencional com argamassa (no lado esquerdo da imagem acima) com uma solução antifogo Hilti (no lado direito da imagem).

Soluções inovadoras para aplicações exigentes

A instalações de serviços pode ser extremamente complexa, o que torna a aplicação de soluções antifogo num desafio.  As organizações nacionais e europeus testaram e certificaram as soluções antifogo Hilti em sistemas de construção CLT e em madeira.

Os dispositivos antifogo são particularmente adequados para construções em madeira, dado que podem ser diretamente instalados, ajudam a reduzir os riscos de instalação e aumentam a produtividade.

As vantagens incluem:

  • resistência ao fogo de até 90 minutos (construção de estruturas e CLT)
  • instalação rápida e limpa
  • inspeção fácil.

Instalação direta do produto sem cofragem

3D rendering of a cross-section of a wooded ceiling showing a CFS-SL Firestop sleeve and a CFS-CC Firestop cable collar around cables (electrical connections)

Aplicações elétricas

Solução para cabos e caminhos de cabos:

Manga de união rápida antifogo CFS-SL GA
3D rendering of a cross-section of a wooded ceiling showing CFS-B Firestop bandages and a CFS-C EL Firestop endless collar around metal and plastic pipes (mechanical applications)

Aplicações mecânicas

Soluções para tubos inflamáveis, não inflamáveis sem isolamento e não inflamáveis com isolamento inflamável:

Banda intumescente CFS-B Abraçadeira intumescente em rolo CFS-C EL
Secção transversal de um teto em madeira que mostra espuma expansiva antifogo CFS-F FX em volta dos tubos, cabos e um caminho de cabos (grandes aberturas)

Grandes aberturas

Soluções para grandes aberturas (tubos, cabos e caminhos de cabos):

Espuma expansiva antifogo CFS-F FX

O seu parceiro em soluções antifogo

Engenheiro de soluções antifogo a realizar um teste à qualidade de proteção contra fogo em condições laboratoriais

Aprovações para as suas aplicações

Baseados em testes de incêndio sofisticados, os nossos produtos foram aprovados para uma ampla gama de aplicações antifogo em madeira.

As aprovações nacionais e europeias das nossas soluções antifogo, elaboradas por organizações independentes, em conjunto com as nossas avaliações técnicas, tornam os processos de planeamento e construção mais fáceis e rápidos do que nunca.

Aprovações ETA e CE, além de Hilti Clean-Tec

Planeamento eficiente e de poupança de espaço

A utilização de produtos que abrangem um amplo número de aplicações aumenta significativamente a eficiência durante o processo de planeamento. As nossas soluções foram testadas a uma distância mínima entre aberturas, permitindo poupar espaço entre serviços.

Engenheiro da Hilti na sua secretária a elaborar uma avaliação técnica para um cliente

Avaliações técnicas úteis

O dimensionamento de sistemas de construção em madeira é diferente do dimensionamento de sistemas de construção em betão. Na madeira cada aplicação é diferente e deve ser estudada de forma independente.

Apesar das nossas aprovações abrangerem uma ampla gama de aplicações, podem existir projetos com necessidades específicas que não foram submetidas a aprovações internacionais. Nestes casos, os nossos especialistas podem proporcionar avaliações técnicas especificas para o seu projeto, abrangendo aplicações antifogo mais exigentes.

Tubos e cabos no teto são sujeitos a um teste à qualidade antifogo em condições laboratoriais

Testes com fabricantes líderes da indústria

Colaboramos de perto com fabricantes de madeira internacionais para abranger as suas configurações exclusivas de piso e paredes com testes de incêndio. Os nossos testes personalizados apoiam os nossos clientes ao proporcionarem um sistema antifogo para quase todas as penetrações de que necessitem.

Um gestor de conta e engenheiro Hilti proporcionam uma consulta e apoio no local a um cliente

Apoio técnico

Durante a fase de construção, seja na fábrica de produção ou no local de trabalho, os nossos engenheiros experientes vão consultá-lo sobre o processo de instalação e ajudá-lo a enfrentar todos os desafios. Vamos ajudá-lo a evitar atrasos desnecessários nos projetos e a escolher a solução certa.

Partilhe com a sua rede: