Conselho Executivo e de Administração

Conselho Executivo

Dr. Christoph Loos

Diretor executivo

Christoph Loos (nascido em 1968) assumiu a responsabilidade de CEO em janeiro de 2014. Desde 2007 que é um membro do Conselho de Administração. Durante os primeiros quatro anos foi responsável pelo Desenvolvimento Corporativo, Tecnologias de Informação, Recursos Humanos e Finanças. Em 2011, assumiu a liderança das áreas de Mercados Emergentes e Indústria e Energia globais. Depois de se juntar à Hilti em 2001, começou por gerir a Equipa de Desenvolvimento Corporativo e, em seguida, estabeleceu a unidade de Gestão Estratégica. No final de 2003, mudou-se para a Alemanha, primeiro como Diretor de Vendas Regional e, em 2005, assumiu as funções de Diretor Geral da Hilti Alemanha.

Matthias Gillner

Funções corporativas, energia e indústria

Matthias Gillner (nascido em 1967) é membro do Conselho de Administração desde abril de 2011. É responsável pelos Recursos Humanos, Tecnologias de Informação, Desenvolvimento Corporativo e pelos Negócios de Indústria e Energia a nível global. Após liderar a área de Ferramentas Elétricas, liderou as áreas de Mercados Emergentes e Energia e Indústria de 2014 a 2017. Começou a sua carreira na Hilti em 2000 como Diretor de Desenvolvimento Corporativo. Em meados de 2001 foi nomeado Diretor de Recursos Humanos Corporativos e em seguida começou a liderar a Unidade Comercial de Sistemas de Medição. Entre 2006 e 2013, Matthias Gillner foi Diretor da Área Comercial de Ferramentas Elétricas e Acessórios.

Jahangir (Jan) Doongaji

Ferramentas elétricas e investigação do grupo

Jahangir (Jan) Doongaji (nascido em 1967) é membro do Conselho de Administração desde 2014. É responsável pelo negócio de Ferramentas Elétricas e Acessórios, Tecnologia e Investigação Corporativa e pela área da Internet das Coisas (IoT). Jan começou a sua carreira na Hilti em 2000, liderando inicialmente o apoio ao cliente no mercado Suíço. Em 2002 mudou-se para a sede do Grupo Hilti em Schaan, onde desde então assumiu várias posições em diferentes unidades comerciais. Recentemente Jan assumiu a liderança da Unidade Comercial de Acessórios e Ferramentas Elétricas.

Avraham (Avi) Kahn

Mercados Americano e Asiático

Avraham (Avi) Kahn (nascido em 1977) é membro do Conselho Executivo desde Janeiro de 2020 e responsável pelos mercados Americano e Asiático. Começou a sua carreira na Hilti Estados Unidos em 2004, na área das vendas. Depois de desempenhar várias funções, foi promovido a Diretor Geral da Hilti Canadá, em 2011. Em 2017, tornou-se responsável por toda a região da América do Norte.

Dr. Stefan Nöken

Tecnologia de fixação e logística

Stefan Nöken (nascido em 1965) é membro do Conselho de Administração desde o início de 2007. É responsável pelo negócio de Fixação e Proteção, Software de Aplicação e Logística Corporativa. Juntou-se à Hilti em 2000 como Diretor de Engenharia Corporativa. Em 2004, assumiu a responsabilidade pela Gestão da Cadeia de Fornecimento a nível de unidades de fabrico globais, aquisição e logística global.

Joaquim Sardà Solsona

Mercados Europeu e Médio Oriente, Marketing Estratégico

Joaquim Sardà Solsona (nascido em 1974) é membro do Conselho Executivo desde Janeiro de 2020. É responsável pelos mercados Europeu e Médio Oriente, bem como pela unidade de Marketing Estratégico. Começou a sua carreira em 2005, no Departamento Corporativo da sede. Mais tarde, manteve várias posições de gestão na Itália e Alemanha. Em 2012, assumiu a posição de Diretor Geral da organização de mercado Itália e região da Europa do Sul.

Conselho de administração

Michael Hilti

Presidente Honorário do Conselho de Administração

Schaan, Liechtenstein

Michael Hilti (nascido em 1946; reeleito para exercer o cargo até à Assembleia-Geral Anual de 2018), filho do fundador da empresa Professor Martin Hilti, é membro do Conselho de Administração desde 1990. Após a conclusão do curso de administração de empresas na Universidade de St. Gallen, trabalhou na banca em Londres antes de se juntar à Hilti em 1974 como Diretor-Adjunto de Marketing. Dois anos mais tarde, foi nomeado para a Comissão Executiva da empresa e exerceu funções de CEO de 1990 a 1993. Foi Presidente do Conselho de Administração de 1994 a 2006. Michael Hilti é administrador do fundo Martin Hilti Family Trust e membro da administração da Fundação Hilti.

Heinrich Fischer

Presidente do Conselho de Administração

Rüschlikon, Suíça

Heinrich Fischer (nascido em 1950; reeleito até à Assembleia-Geral Anual de 2016) é membro do Conselho de Administração desde 2007. Formou-se em 1973 em engenharia pelo Instituto Federal Suíço de Tecnologia de Zurique, tendo estudado engenharia eletrotécnica e física tecnológica. Foi depois estudar administração de empresas na Universidade de Zurique enquanto trabalhador-estudante, concluindo o mestrado em 1976. Iniciando a carreira em 1977, ocupou vários lugares de chefia na Oerlikon Bührle Holding, na Balzers AG (1980 a 1989) e novamente na Oerlikon Holding (1990 a 1995). De 1996 a 2007, foi o CEO da Saurer AG, em Arbon. Heinrich Fischer é membro do Conselho de Administração da Tecan AG, Orell Füssli AG (Presidente), Sensirion AG e da SWM Inc.

Prof. Dr. Pius Baschera

Zurich, Suíça

Pius Baschera (nascido em 1950; reeleito para exercer o cargo até à Assembleia-Geral Anual de 2016) é o Presidente do Conselho de Administração. Estudou engenharia mecânica e administração de empresas no Instituto Federal Suíço de Tecnologia de Zurique, onde se doutorou. Em 1979, entrou na Hilti como Diretor do Controlo Financeiro e chefe da produção. Antes de ter sido nomeado Presidente, exerceu o cargo de CEO durante 13 anos. Atualmente, faz parte do Conselho de Administração da Roche Holding Ltd, em Basileia, e do Grupo Schindler, em Hergiswil. É igualmente membro dos Comités Consultivos da Vorwerk & Co., Wuppertal e Ardex GmbH, em Witten, Presidente do Conselho de Administração da Venture Incubator AG, em Zug, e professor de empreendedorismo no Instituto Federal Suíço de Tecnologia em Zurique.

Daniel Daeniker

Zurich, Suíça

Daniel Daeniker (nascido em 1963, eleito até a Assembleia Geral Anual de 2021) entrou para o Conselho de Administração em 2018. Daniel Daeniker é sócio-gerente da Homburger AG, um escritório de advocacia empresarial em Zurique. Ele também é membro do conselho de administração da dormakaba Holding AG (Suíça), membro do Conselho de Supervisão da Rothschild & Co SCA (França) e professor da Universidade de Zurique.

Kim Fausing

Sonderbourg, Dinamarca

Kim Fausing (nascido em 1964; eleito até à Assembleia-Geral Anual de 2022) foi eleito para o Conselho de Administração em 2010. Concluiu o curso de engenharia mecânica no Aarhus Teknikum, na Dinamarca em 1987, e um MBA na Henley Business School de Londres em 1996. O seu trajeto profissional levou-o até ao grupo Hilti em 1990, onde exerceu vários cargos de chefia na Europa e na Ásia até 2007. Depois de se ter mudado para o grupo dinamarquês Danfoss, foi nomeado Diretor de Operações e membro do Comité Executivo em janeiro de 2008. Desde julho de 2017 preside como CEO. É ainda Vice-Presidente da SMA A/G, em Kassel, Alemanha, e membro do Conselho de Administração de LafargeHolcim, Suiça. 

Carla De Geyseleer

Erembodegem, Bélgica

Carla De Geyseleer (eleita até à Assembleia Geral Anual de 2022) ingressou no Conselho de Administração em 2019. Desde outubro de 2019, é Diretora Financeira do Volvo Car Group (Suécia). Anteriormente, atuou por vários anos como CFO da SGS em Genebra (Suíça), pela subsidiária da operadora móvel Vodafone, a Vodafone Libertel B.V., e pela empresa de logística DHL Express Benelux - as últimas duas localizadas na Holanda. Antes disso, desempenhou funções de finanças e desenvolvimento de negócios, regional e globalmente, na DHL. Carla De Geyseleer possui também um MBA Executivo do Institute for Management Development em Lausanne, Suíça.

 

Marco Meyrat

Chur, Suiça

Marco Meyrat (nascido em 1963, eleito até à Assembleia Geral Anual de 2023) ingressou no  Conselho de Administração em 2020. Desde 1 de Janeiro de 2020, é Presidente do Conselho da Fundação Hilti. De 2005 a 2019, foi membro do Conselho Executivo do Grupo Hilti. Marco Meyrat iniciou a sua carreira na Hilti em 1989 como Gestor de Produto de  Fixação Direta na sede, no Liechtenstein. Na sua carreira na Hilti, destacam-se posições como Diretor Geral das organizações da Suiça e Alemanha. Em 2005, ingressou no Conselho Executivo e era responsável global de vendas e marketing. Desde 2017 é responsável pela região da América do Norte e Mercados Emergentes. Marco Meyrat é também membro do Conselho Consultivo de Ardex GmbH, Witten (Alemanha); Vice-Presidente do Conselho de Administração da OLMeRO AG, Glattbrugg (Suiça); e Vice-Presidente do Conselho de Administração da Venture Incubator AG, Zug (Suiça).

Barbara Milian Thoralfsson

Oslo, Noruega

Barbara Milian Thoralfsson (nascida em 1959; reeleita até à Assembleia-Geral Anual de 2023) foi eleita para o Conselho de Administração em setembro de 2014. Possui um MBA em marketing e finanças pela Universidade de Columbia, em Nova Iorque, e é licenciada em psicologia pela Universidade de Duke, na Nova Carolina. Barbara Milian Thoralfsson exerceu cargos de CEO nos setores das telecomunicações e bens de consumo e tem uma vasta experiência como administradora não executiva de empresas internacionais, tanto no setor público como no privado. É empresária do setor industrial desde 2006 (Fleming Industrier AS, em Oslo) e Consultora Industrial desde 2007 da EQT Partners AS, em Oslo. Barbara Milian Thoralfsson é ainda membro do Conselho de Administração da SCA AB, em Estocolmo, da Cable and Wireless Communications Plc, no Reino Unido, da ColArt International Holdings Ltd, em Londres, e da Norfolier GreenTec AS, em Oslo.

Partilhe com a sua rede: