RED DOT E IF AWARDS: INOVAÇÕES HILTI PREMIADAS

Várias inovações Hilti receberam prémios com base na qualidade de design e grau de inovação. O robô Jaibot foi nomeado em várias categorias sendo considerado o "Melhor entre os melhores".

O Jaibot recebeu o mais alto galardão na categoria de design de produto, "Red Dot: Melhor entre os melhores" e foi certificado pelo júri internacional como possuidor de um design inovador. Recebeu ainda um prémio Red Dot na categoria de "Produtos inteligentes", distinguindo produtos digitais e em rede com enfoque nas suas funcionalidades inteligentes. Os especialistas em design no júri da competição iF Awards reconheceram também esta inovação e atribuíram um prémio ao Jaibot. Este robô de estaleiro, móvel e semiautónomo, foi concebido para perfurar tetos e realizar trabalhos com base em dados de modelação de informações de construção (BIM). De momento, esta inovação ainda não está disponível para venda em Portugal, mas poderá solicitar mais informações, caso pretenda. 

Os jurados de ambas as competições de design de produtos avaliam principalmente as candidaturas de acordo com o design/ modelo e a ergonomia, o grau de inovação, a qualidade do produto e a funcionalidade. Este ano, as competições iF e Red Dot premiaram também selos de qualidade a várias outras inovações Hilti: a ferramenta de análise de local de trabalho PMD 200, com operação intuitiva que simplifica e acelera a disposição de posições de aperto; o berbequim a bateria compacto SF 4-A22, particularmente adequado para trabalhos em áreas de difícil alcance. Receberam também honras em ambas as competições o martelo demolidor TE 500-AVR e o martelo perfurador TE 70-ATC/AVR, ambos com um potente desempenho, concebidos para trabalhos pesados. Foi ainda atribuído um prémio do júri iF ao grupo VC 20M-X e VC 40M-X de aspiradores universais, que tratam não só da extração de poeiras como também da remoção de lama de perfurações.

Outro prestigiado prémio foi ganho pelo sistema de reforço físico, o exoesqueleto EXO-01 lançado no ano passado. Na maior feira comercial de construção do norte da Europa, a sueco Nordbygg, o exoesqueleto recebeu a medalha de ouro como o lançamento de produto mais inovador. O júri reconheceu em particular o papel do EXO-01 na melhoria da saúde e segurança em obra. O exoesqueleto, que não necessita de fonte de alimentação, transfere o peso dos braços para as ancas. Este processo alivia os ombros e reduz o pico de carga sobre os músculos. Destinado a atividades em série ou contínuas realizadas acima do nível da cabeça, reduz significativamente os sintomas de fadiga.

Contacto Comunicação

A Hilti encontra-se entre as 100 empresas com mais candidaturas a patentes da Europa

Os prémios de design de produto não são o único sinal de força inovadora da Hilti. A empresa encontra-se uma vez mais entre as 100 empresas com mais candidaturas a patentes, na lista do Instituto Europeu de Patentes. Em 2020, a Hilti submeteu 287 candidaturas a patentes, encontrando-se, uma vez mais, no seio das empresas de tecnologias. Este é mais um testemunho à competência e capacidade inovadora da empresa. Em 2020, apesar da pandemia de COVID-19 e do consequente declínio de vendas, o Grupo Hilti lançou 74 novos produtos e serviços, continuando também a investir em iniciativas estratégias. As despesas em investigação e desenvolvimento atingiram os 358 milhões de CHF em 2020, uma percentagem de 6,7 por cento das vendas.

Partilhe com a sua rede: