Colaborador Hilti caminha ao lado de painéis fotovoltaicos

A HILTI ALCANÇA A NEUTRALIDADE DE CO2 NAS SUAS OPERAÇÕES

Schaan (FL), 18 de janeiro de 2024 - No final de 2023, o Grupo Hilti alcançou a neutralidade de CO2 nas suas operações, como planeado. Este acontecimento assinala o primeiro marco na jornada para atingir o objetivo net zero até 2050.

Como parte essencial da sua estratégia de sustentabilidade, o Grupo Hilti implementou uma abordagem de apenas quatro etapas para eliminar as emissões de CO2. Esta abordagem segue os princípios "reduzir, substituir, produzir e compensar" e faz parte de um conjunto de medidas abrangentes para cumprir os critérios estabelecidos pela iniciativa Science Based Targets.

"Alcançar a neutralidade de CO2 nas nossas operações é o primeiro marco concreto na nossa jornada rumo às emissões net zero. Apesar da importância desta conquista, também reconhecemos a importância da gestão das emissões ao longo de toda a cadeia de valor. O nosso compromisso com a iniciativa Science Based Targets irá apoiar as ambições dos nossos clientes em matéria de sustentabilidade e contribuir para o combate às alterações climáticas", afirma o CEO Jahangir Doongaji.

Em sintonia com a prioridade da Hilti em reduzir o seu consumo de energia e, consequentemente, as suas emissões de CO2, a empresa conseguiu reduzir 60% das suas próprias emissões, em comparação com um cenário em que "nada é feito", desde 2019. Para além de várias medidas de eficiência energética, uma das principais ações para atingir este número foi a substituição de fontes de energia fósseis por alternativas mais sustentáveis. No final de 2023, a empresa já tinha substituído cerca de metade da sua frota global de veículos com motores a gasolina e a gasóleo por motores híbridos e veículos totalmente elétricos.

Desde 2020, a Hilti conta com 100% de eletricidade verde em todo o mundo, adquirida através da compra de certificados de eletricidade verde de alta qualidade, de acordo com os mais elevados padrões definidos pela EKOenergy e pela Green-e, ou gerada pelos seus próprios sistemas fotovoltaicos. Para além disso, a Hilti está a investir fortemente na expansão das suas próprias instalações fotovoltaicas. Em 2023, a empresa aumentou significativamente a sua produção fotovoltaica a nível mundial para mais de 9000 megawatts-hora.

Os restantes 40% das emissões de CO2 a nível mundial estão a ser compensados com projetos que a Hilti desenvolveu exclusivamente em conjunto com a Fundação Hilti e a ClimatePartner. Todos os projetos são submetidos a uma verificação por terceiros, realizada de acordo com a fundação Gold Standard ou o programa Verra Verified Carbon Standard para projetos de compensação.

No seu relatório anual de sustentabilidade, a Hilti apresenta o seu desempenho ambiental de acordo com as normas da Global Reporting Initiative (GRI).

O Grupo Hilti fornece às indústrias do sector da construção e da energia de todo o mundo, produtos, sistemas, softwares e serviços com tecnologia de vanguarda. Com cerca de 33000 colaboradores em mais de 120 países, a empresa é uma referência na relação direta que estabelece com os clientes, na qualidade e na inovação. Em 2022, a Hilti registou um volume de negócios anual superior a 6,3 mil milhões de francos suíços. A sede do Grupo Hilti está localizada em Schaan, Liechtenstein, desde a sua fundação em 1941. A empresa é propriedade privada da Martin Hilti Family Trust, que assegura a sua continuidade a longo prazo. O objetivo do Grupo Hilti é melhorar a construção, com base numa equipa global, dedicada e inclusiva, e numa cultura atenta e orientada para o desempenho.