Gestão corporativa

Hilti corporate governance

ELEIÇÃO E MANDATO DOS MEMBROS DO CONSELHO DE DIREÇÃO

Os membros do Conselho de Direção da Hilti Corporation são eleitos pela Assembleia Geral Anual para um mandato de três anos. Regra geral, os diretores servem até quatro mandatos, no máximo até ao final do ano em que perfazem 70 anos de idade.

ALOCAÇÃO DE RESPONSABILIDADES E DEVERES DO CONSELHO DE DIREÇÃO

Além dos seus deveres definidos legalmente, o Conselho de Direção toma especificamente decisões sobre a direção estratégica básica do Grupo, o planeamento anual e a longo prazo, e decisões empresariais importantes, assim como o planeamento de sucessão do próprio Conselho de Direção e o planeamento de sucessão e nomeação do Conselho Executivo.

COMITÉ DE AUDITORIA

O Comité de Auditoria auxilia o Conselho de Direção no cumprimento das suas responsabilidades de supervisão relativamente às práticas de reporte financeiro e contabilístico da Hilti Corporation e respetivas subsidiárias, conformidade com os requisitos legais e regulamentares e processos de auditoria interna e externa, assim como a supervisão da gestão de risco. A responsabilidade global pelas tarefas delegadas ao Comité de Auditoria pertence ao Conselho de Direção. 

AUDITORIA INTERNA

O departamento de auditoria interna, Auditoria Corporativa, apoia o Conselho de Direção através da monitorização do estado de controlo interno dentro das empresas do Grupo. Para tal, o departamento de Auditoria Corporativa realiza auditorias centradas em controlos dentro dos principais ciclos de transações, assim como dos processos de gestão de determinados riscos corporativos. O objetivo do departamento de Auditoria Corporativa passa por conferir transparência ao ambiente de controlo do Grupo e permitir o fornecimento de segurança aos recursos do Grupo.

GESTÃO DO RISCO

O Grupo mantém um processo de gestão do risco transversal a toda a empresa, que envolve um inventário completo do risco com diferentes proprietários do risco atribuídos para gerir todos os riscos estratégicos, financeiros e orientados para ocorrências conhecidos do Grupo. Os proprietários do risco são responsáveis pelos respetivos riscos e pela avaliação, implementação, análise e monitorização de conformidade com as respetivas medidas de mitigação do risco. No caso dos riscos financeiros e orientados para ocorrências, o Diretor de Risco Corporativo é responsável pelo processo de reporte de risco e pela garantia de que o conteúdo reportado e as medidas identificadas relativamente aos riscos identificados são plausíveis. O departamento de Auditoria Corporativa analisa os riscos selecionados no âmbito das suas análises de controlo internas em empresas do Grupo (ver acima) e em funções corporativas geridas pelos respetivos proprietários do risco. No caso dos riscos estratégicos, o departamento de Desenvolvimentos Corporativos realiza Workshops de Análise de Estratégia anuais com o Conselho Executivo. O reporte de gestão de risco é analisado regularmente pelo Comité de Auditoria, em nome do Conselho de Direção.

COMPENSAÇÃO DO CONSELHO DE DIRETORES E DEPARTAMENTO DE GESTÃO CORPORATIVA

Os membros do Conselho de Direção recebem uma compensação anual fixa e uma prestação única para despesas. O Presidente recebe um componente adicional variável. Não existe compensação adicional pela realização de uma função do Comité de Auditoria por parte de um Diretor. Os ex-membros do Conselho de Direção não recebem qualquer remuneração. 

Os membros do departamento de Gestão Corporativa (a Equipa de Gestão Executiva e o Conselho Executivo) recebem um salário de base anual e uma compensação variável associada ao desempenho. Os membros do Conselho Executivo recebem um subsídio de reforma, além do direito legal ao fundo de pensões. 

Os ex-membros da Equipa de gestão Executiva não recebem qualquer compensação adicional além do direito legal ao fundo de pensões. A compensação total encontra-se detalhada nas declarações financeiras do Grupo.

DIREITOS DE PARTICIPAÇÃO DOS ACIONISTAS

Os detalhes das ações e participação no capital são fornecidos nas declarações financeiras consolidadas do Grupo. As resoluções das reuniões de acionistas são normalmente decididas por maioria absoluta dos votos representados. É necessária uma maioria de, pelo menos, três quartos dos votos representados para alterar os Estatutos ou para resoluções relativas a alterações a ações e participações no capital, direitos de subscrição, expansão ou restrição do âmbito da atividade comercial, assim como fusões, transformação ou liquidação da empresa.

AUDITORES

O exame das declarações financeiras consolidadas do Grupo e das declarações financeiras da Hilti Corporation são realizadas pela PricewaterhouseCoopers Ltd., St. Gallen.

MAIS SOBRE A HILTI

Sobre nós
Sobre nós Mais informação
A NOSSA HISTÓRIA
A NOSSA HISTÓRIA Mais informação
Responsabilidade corporativa
Responsabilidade corporativa Mais informação

Contacte-nos
Contacte-nos