Funcionalidades de segurança

Funcionalidades dos produtos que lhe permitam trabalhar em maior segurança e conforto

Infelizmente, ao trabalhar com algumas ferramentas elétricas, particularmente aquelas concebidas para perfurar, cortar e rebarbar, existem riscos inerentes para si e para as suas equipas. 

Por exemplo, se uma broca tiver um problema ou bater numa vara para betão, pode ter um contragolpe no utilizador, podendo potencialmente causar uma lesão. Se um disco de rebarbar ou corte quebrar, os pedaços podem atingir o utilizador ou outros trabalhadores da construção. Quando se trabalha em altura, imprevistos como estes aumentam o risco de lesão resultante de quedas subsequentes. 

Como empregador responsável, naturalmente deseja proteger a sua equipa de lesões. A Hilti recomenda uma gama de tecnologias e práticas de trabalho, aqui estruturadas no "Princípio STOP" que o ajudarão para isso. 

O trabalhador da construção que utilize um TE 60-ATC-AVR com controlo de contragolpe (Controlo Ativo de Binário)

Acabe com os contragolpes

Quando perfura betão reforçado, as pontas de broca podem ficar presas ou bater nas varas para betão, especialmente a altas velocidades ou em aplicações de aperto. Quando tal acontece, a ferramenta pode dar um "contragolpe", continuando a rodar de forma incontrolável enquanto a ponta estiver presa no material base, representando um risco de lesão. Para além disso, o ímpeto da ferramenta pode desequilibrar o trabalhador, algo particularmente perigoso quando se trabalha em altura.

Substituição: elimine os riscos utilizando alternativas

Conceber para reduzir a perfuração

Coloque os nossos canais de ancoragem moldada HAC em torno da vara para betão antes de o betão ser despejado, isto significa praticamente zero perfuração e, deste modo, sem hipótese de bater varas para betão.

Técnico: escolha produtos que reduzam o risco

Escolher ferramentas com o Controlo Ativo de Binário (ATC) da Hilti pode ajudar a reduzir o contragolpe. 

Os sensores avançados e o travão do motor ajudam a reduzir o contragolpe ao evitar que o corpo da ferramenta continue a girar sem controlo, caso uma ponta fique presa numa vara para betão ou noutros materiais ocultos.  

O ATC está incluído numa gama de ferramentas Hilti, incluindo: 

O trabalhador da construção que utilize um martelo combinado com fio TE 80-ATC/AVR com Controlo Ativo de Binário (ATC) para ajudar a evitar o contragolpe

Martelo combinado com fio

Martelo combinado com fio versátil e potente para perfuração e cinzelamento de betão, com AVR e ATC. 

Tal como o TE 80-ATC-AVR
O trabalhador da construção que utilize um martelo combinado a bateria TE 60-A36 com Controlo Ativo de Binário (ATC) para ajudar a evitar o contragolpe

Martelos combinados a bateria

Martelos combinados a bateria de alto desempenho com AVR e ATC para perfuração e cinzelamento intensivos em betão.

Tal como o TE 60-A36
O trabalhador da construção que utilize um martelo perfurador a bateria SF 6H-A22 com Controlo Ativo de Binário (ATC) para ajudar a evitar o contragolpe

Martelos perfuradores a bateria

Berbequins a bateria de classe 22 V com ATC e aperto eletrónico para uso universal em madeira, metal e outros materiais.

Tal como o SF 6H-A22
O trabalhador da construção que utilize uma rebarbadora de ângulo a bateria AG 600-A36 com Controlo Ativo de Binário (ATC) para ajudar a evitar o contragolpe

Rebarbadoras de ângulo a bateria

Rebarbadora de ângulo a bateria de 36 V potente (sem escovas) com AVR e ATC para cortar e rebarbar. 

Tal como a AG 600-A36

Organizacional: diferentes métodos de trabalho

Todos os colegas devem estar cientes dos riscos de contragolpe e aprender como minimizar a sua exposição ao mesmo. Para o ajudar, a Hilti oferece uma formação do setor abrangente que é altamente interativa e desenvolvida para trabalhadores no local de trabalho. As nossas sessões de formação em segurança são uma mescla de exercícios práticos com hardware exclusivo, animações audiovisuais e teoria.

Equipamento de proteção individual: onde os riscos subsistem

Ao utilizar equipamentos e ferramentas elétricas, os trabalhadores devem estar totalmente protegidos com equipamento de proteção individual (EPI), incluindo capacete, proteção ocular, macacão, luvas, calçado de segurança e outros itens necessários. 

É também essencial que todos os trabalhadores recebam formação sobre a utilização segura das suas ferramentas e sigam cuidadosamente as instruções de funcionamento. Ao perfurar ou cinzelar deve sempre segurar firmemente a ferramenta com as duas mãos, mantendo uma postura estável. Uma vez que existe sempre o risco de uma ponta bater ou ficar presa, deve afastar sempre o seu corpo da zona de contragolpe, mesmo ao utilizar uma ferramenta com ATC. 

O trabalhador da construção que utilize uma rebarbadora de ângulo para cortar varas para betão

Reduzir o risco de cortes

Ao utilizar ferramentas de corte, como por exemplo rebarbadoras de ângulo, serras a gasolina e manuais, deve ter-se especial cuidado devido ao risco potencial de cortes. Podem ocorrer ferimentos se a lâmina ou o disco entrarem em contacto com um trabalhador e se um disco de rebarbar ou corte quebrar, os pedaços podem atingir o utilizador ou outros trabalhadores. 

Aplicar o "Princípio STOP" pode aumentar a segurança das seguintes formas. 

Substituição: elimine os riscos de corte no local de trabalho

Reduzir a quantidade de material cortado no local de trabalho ao encomendar itens previamente cortados ao fabricante (a Hilti fornece este serviço) ou cortando os materiais fora do local de trabalho, num ambiente mais controlado e seguro. 

Técnico: funcionalidades de segurança para ajudar a reduzir o risco

O trabalhador da construção que corte varas para betão utilizando uma rebarbadora de ângulo a bateria AG 600-A36 com Controlo Ativo de Binário (ATC) para ajudar a evitar o contragolpe

Interruptor homem-morto

Interrompe automaticamente o funcionamento da ferramenta quando se solta o gatilho.

O trabalhador que corte betão utilizando uma serra a gasolina DSH 600-X que inclui um travão de ação rápida

Travão de ação rápida

O travão de ação rápida para o disco em segundos, sendo ideal para se trabalhar em condições apertadas.

O trabalhador que corte betão utilizando a DCH 300-X que inclui um resguardo do disco para proteger os trabalhadores de discos quebrados

Resguardo do disco

Protege os trabalhadores e os que estiverem ao seu redor de fragmentos de discos partidos evitando que estes os atinjam a alta velocidade.

Organizacional: práticas de trabalho para aumentar a segurança

Rever as práticas e os procedimentos organizacionais é também vital para aumentar a segurança no local de trabalho para os trabalhadores que utilizem ferramentas de corte. As medidas que pode implementar incluem: 
 
  • Verificações regulares das ferramentas e consumíveis: as ferramentas devem ser regularmente testadas e os cabos e os consumíveis devem ser verificados. Os trabalhadores devem efetuar uma verificação visual completa da ferramenta: cabo, consumíveis, resguardo do disco, etc. antes de iniciar o trabalho 

  • Políticas que aumentam a segurança: garantir que resguardos, coberturas e outras funcionalidades de segurança estão em boas condições de funcionamento e não foram danificadas 

  • Formação abrangente: todos os colegas devem receber formação sobre o setor detalhada e sessões regulares de atualização para garantir que todos compreendem os riscos de trabalhar com ferramentas de corte. Para o ajudar, a Hilti oferece formação na utilização de rebarbadoras de ângulo, serras a gasolina e manuais

 

Equipamento de proteção individual: onde subsistem riscos para a saúde

Ao utilizar ferramentas de corte, os trabalhadores devem estar totalmente protegidos com equipamento de proteção individual (EPI), incluindo capacete, proteção ocular, macacão, luvas, calçado de segurança e outros itens necessários. 

As ferramentas de corte devem ser orientadas com as duas mãos e utilizadas numa posição vertical segura e equilibrada. Para evitar riscos para outros, não devem ser utilizadas nas proximidades de outros trabalhadores da construção. 

Partilhe com a sua rede: