- Homepage
- Soluções
- Soluções para os clientes
- Segurança na construção
- Como reduzir as poeiras
Como reduzir as poeiras aplicando o princípio STOP
Saiba como proteger os seus funcionários dos perigos da exposição às poeiras
No artigo "Por que devo preocupar-me com as poeiras?", descobrimos as propriedades potencialmente perigosas das poeiras e os seus efeitos para a saúde, segurança e produtividade. Vejamos agora o que pode ser feito para reduzir a exposição às poeiras.
Existe um limite máximo permitido de exposição a determinados tipos de poeiras específicos que indica o que é considerado seguro na legislação. Os empregadores devem avaliar se a exposição às poeiras no local de trabalho está abaixo destes limites através de uma avaliação do risco. Com base nesta avaliação do risco, devem ser estabelecidas ações preventivas. A adoção do princípio STOP pode contribuir para a proteção das pessoas contra os riscos de poeiras (ver abaixo).
A exposição às poeiras é altamente regulamentada
Dado que algumas partículas de poeiras podem ser potencialmente perigosas, as autoridades nacionais estabeleceram limites de exposição ocupacional (OEL).
Estes valores são limites máximos que definem a concentração aceitável de poeiras perigosas no local de trabalho, com base numa média ponderada no tempo ao longo de 8 horas de trabalho.
Os valores OEL existem para tipos de poeiras específicos e dependem do seu grau de perigo. Por exemplo, se trabalhar com material que contém sílica, a poeira libertada enquanto processa o material – por exemplo, da perfuração, cinzelamento, corte ou acabamento –muito provavelmente contém poeira de sílica cristalina respirável (SCR).
Estas partículas podem ser particularmente perigosas, pois penetram profundamente no pulmão e alojam-se nos alvéolos pulmonares, neste caso a sobre-exposição a longo prazo pode causar danos no sistema respiratório. No pior dos casos, pode resultar numa doença denominada silicose, que é atualmente incurável. Dado que os efeitos das poeiras perigosas para a saúde podem ser graves, os valores OEL foram estabelecidos para proteger os trabalhadores.
Os valores OEL variam na União Europeia. Alguns países implementaram disposições mais restritivas. Deve sempre consultar os organismos locais para obter os valores OEL em vigor. Sabe o que isto significa na prática? Na verdade, estamos a falar de uma quantidade muito pequena – como uma pitada de sal – e que pesa menos do que uma moeda de 2 cêntimos.
Como posso saber se estou abaixo dos limites de exposição?
Uma forma fiável para saber onde existem riscos de poeiras no seu local de trabalho é efetuar medições sistematicamente. As partículas podem ser medidas com um equipamento de recolha de amostras específico e o Executivo de Saúde e Segurança do Reino Unido publicou uma variedade de equipamentos de recolha de amostras adequados para este efeito.
Pode ser desafiante para os empregadores implementarem e executarem a monitorização do ar. Por isso, uma outra possibilidade é consultar medições anteriores e relatórios de investigação. As entidades que publicam esses dados podem ser fabricantes de ferramentas, fornecedores de matérias-primas ou organizações de investigação. A empresa de seguros alemã, a BG Bau, fornece conjuntos de dados de medição baseados na tarefa para ajudar na avaliação.
Do mesmo modo, a Administração de Saúde e Segurança Ocupacional (OSHA) dos EUA publicou a Norma 1926.1153, Tabela 1, que é uma lista de 18 soluções e métodos de controlo de produtos recomendados, enumerados na tabela, relativos às tarefas na construção que geram sílica com métodos de controlo correspondentes que a OSHA determinou como sendo eficazes.
Assim que souber qual é a exposição às poeiras no seu local de trabalho, a avaliação do risco é a sua ferramenta para definir as medidas de proteção adequadas.
Alguns conselhos gerais nas avaliações do risco de exposição
A avaliação do risco é o processo de avaliar os riscos para a saúde e segurança dos trabalhadores devido aos perigos no local de trabalho e definir as medidas de prevenção ou de proteção que são, ou devem ser, implementadas para controlar os riscos.
A EU-OSHA oferece vários recursos com o objetivo de ajudar as empresas a realizarem avaliações dos riscos. Os passos gerais para a avaliação do risco incluem:
- Passo 1: Recolher informações
- Passo 2: Identificar os perigos
- Passo 3: Avaliar os riscos que surgem dos perigos
- Passo 4: Planear ações para eliminar os riscos
- Passo 5: Documentar a avaliação dos riscos
Com base nos documentos da SUVA (instituição de seguros do setor público na Suíça), apresentamos algumas orientações para avaliar os riscos para a saúde, especificamente relativamente ao trabalho com poeiras:
- Esclareceu detalhadamente se existem locais de trabalho na sua empresa com exposição às poeiras perigosa?
- Tem conhecimento das propriedades perigosas que surgem das poeiras?
- Tem conhecimento das concentrações de poeiras nas várias situações nos postos de trabalho?
- Os valores dos limites de exposição ocupacional (OEL) são cumpridos no local de trabalho? Exceder os valores de limite significa que devem ser implementadas medidas de proteção.
Para tratar do risco de exposição às poeiras, aplicamos o princípio STOP. Este princípio está em conformidade com a metodologia de prevenção de algumas autoridades e instituições líderes na Europa. Já agora, este é também o princípio que a Hilti utiliza na formação dos nossos parceiros em saúde e segurança!
O PRINCÍPIO STOP COMO GUIA PARA CONTROLAR AS POEIRAS
O nome STOP define a sequência de controlo do risco. Vejamos o que significa especificamente:
Substituição é a eliminação do risco através de alternativas mais seguras. Deste modo, a principal causa dos perigos pode ser evitada.
Medidas Técnicas são máquinas, ferramentas ou tecnologias utilizadas para reduzir a poeira no ar, para minimizar os efeitos perigosos das poeiras para as pessoas.
Medidas Organizacionais são tornadas possíveis graças a métodos de trabalho diferentes e uma organização de trabalho melhorada
Medidas de Proteção pessoal são necessárias quando o risco se mantém. O utilizador é exposto a estas situações e sem estas medidas de proteção podem ocorrer riscos para a saúde! Por isso, o EPI – equipamento de proteção individual – é necessário para abranger os restantes riscos.
Conselho prático para controlar as poeiras – princípio STOP em ação
Neste artigo partilhámos informações sobre como controlar a exposição às poeiras. Desde meados da década de 1990, a Hilti está empenhada em fornecer soluções de remoção de poeiras à indústria da construção.
O nosso próximo artigo "Controlar as poeiras com o conhecimento especializado da Hilti" apresenta a forma como os nossos sistemas de poeiras são desenvolvidos e a sua exclusividade.