Proteja-se do pó em obra

Melhore o conforto, a saúde, a segurança e a produtividade no trabalho com os Sistemas de Aspiração de Pó Hilti (DRS)

Riscos da exposição ao pó para a saúde

Os trabalhos de construção - como cortar, perfurar e demolir - criam poeira perigosa que pode afetar negativamente a saúde e a segurança, bem como a produtividade do local de trabalho. Além disso, a poeira da construção não fica apenas confinada ao local de trabalho, mas pode espalhar-se para outras áreas, impactando as pessoas, a natureza e o meio ambiente.

Ninguém na indústria da construção quer expor os seus colaboradores a riscos desnecessários, mas quanto mais tempo um trabalhador fica exposto, maiores são os riscos para sua saúde.

efeito de poeira

As poeiras são inaladas por via respiratória. Quanto mais finas as poeiras, mais penetram no corpo. O organismo fica, de seguida, fragilizado e com menos defesas. As consequências podem ser desagradáveis ou mesmo perigosas para a saúde.

A inalação de poeiras pode causar:

  • Dificuldades respiratórias
  • Alergias (por exemplo, desenvolvimento de asma)
  • Lesões nasais (rinites, cancro etmoidal)
  • Efeitos nos pulmões (silicose, siderose…)
  • Cancros (pulmão e nariz)

Contexto da legislação portuguesa

Em Portugal, existem diretrizes oficiais sobre os limites de exposição ao pó que devemos ter presentes.

O Decreto- Lei nº  102-A/2020 de 9 de dezembro de 2020 alterou a proteção dos trabalhadores contra os riscos ligados à exposição durante o trabalho a agentes cancerígenos ou mutagénicos. 

Para melhor combater as poeiras em obra, o decreto estabeleceu uma classificação das poeiras que permite reduzir e limitar os perigos na obra. Os tipos de poeiras foram avaliados segundo um valor limite de exposição profissional (VLEP). Isto corresponde à concentração no ar (miligrama de poeiras/metro cúbico de ar) de poeiras que uma pessoa pode respirar durante 8 horas de trabalho, sem que isso represente um risco para a sua saúde. Na indústria da construção, um dos tipos mais perigosos de poeiras é a poeira em forma cristalina: criada pelo tratamento abrasivo do material que contém sílica, por ex., arenito, betão, argamassa ou azulejo. No caso da poeira de sílica cristalina respirável o valor limite de exposição profissional é de 0,05 mg/m3.

Na tabela abaixo, pode consultar o pó de sílica no ar no contexto de alguns trabalhos comuns em obra. 

 

Trabalho/ Aplicação Pó de sílica no ar
VLEP excedido em:
Corte
Abrir roço
Polir
Furar
Varrer o chão
Até 15 mg/m3
Até 15 mg/m3
Até 15 mg/m3
Até 2,5 mg/m3
Até 1 mg/m3
300 vezes o limite
300 vezes o limite
300 vezes o limite
50 vezes o limite
20 vezes o limite

Soluções Hilti para reduzir exposição ao pó

Diga adeus ao pó em obra

Temos o compromisso de reduzir a exposição às poeiras, aumentando a sua produtividade e segurança em obra. Faça da Hilti o seu parceiro para soluções de pó.

Contacte-nos hoje
Aspirador de local profissional

1. Aspirador profissional + DRS

As ferramentas elétricas são projetadas com sistemas de aspiração de poeira (DRS) harmonizados para maximizar a quantidade de poeira prejudicial removida na fonte e coletá-la, de forma eficiente, com aspiradores de alto desempenho.

Saber mais
sistema de extracção de pó

2. Broca oca/ Safeset + aspirador profissional

As brocas ocas são concebidas para uma perfuração praticamente sem poeiras no betão e betão armado.

Saber mais
formação contra o pó

3. Formação em proteção de poeiras

A poeira é uma questão central e é necessário sensibilizar os intervenientes que podem estar expostos, através de formação profissional.

Saber mais

Partilhe com a sua rede: