Adicionado(s) ao carrinho
Adicionado(s) ao carrinho
Carrinho de compras

ASSEGURE-SE DE QUE AS SUAS ESPECIFICAÇÕES DE DESIGN SÃO IMPLEMENTADAS NAS INSTALAÇÕES

As ancoragens com demasiado binário ou binário insuficiente estão entre as causas mais comuns de reprovação nas inspeções de obras

Binário: difícil de ver, fácil de negligenciar. No que respeita à ancoragem em cimento, aplicar o binário correto é extremamente importante. Em termos simples, se uma ancoragem não for apertada ao binário especificado, é só uma questão de tempo até as falhas se fazerem notar. O KSCE Journal of Civil Engineering classifica as ancoragens com demasiado binário ou binário insuficiente como a segunda maior razão para a reprovação nas inspeções de obras.

Existem várias razões que explicam o facto de o binário especificado não ser aplicado desde as instruções à utilização prática. A principal é a velocidade: com as pressões de prazos constantemente a aumentar, é praticamente impossível ter tempo para fixar e verificar cada ancoragem. Além disso, os profissionais experientes em obras com a formação especializada necessária nem sempre estão disponíveis.

  • Compreender os perigos de demasiado binário
    1 / 3
    Compreender os perigos de demasiado binário

    A diferença entre uma ancoragem com binário correto e uma ancoragem com demasiado binário, perto de uma extremidade.

  • Compreender os perigos de danos prévios
    2 / 3
    Compreender os perigos de danos prévios

    Uma ancoragem com demasiado binário afastada da extremidade leva a que o cone seja puxado em demasia para a manga de expansão, o que gera elevadas forças de divisão.

  • Compreender os perigos de binário insuficiente
    3 / 3
    Compreender os perigos de binário insuficiente

    Uma ancoragem com binário insuficiente leva a que o cone fique numa posição incorreta, podendo não ser empurrada suficientemente longe até à manga de expansão, para alcançar os valores de sustentação especificados.

Comprender os perigos de demasiado binário

Demasiado binário leva a que o cone seja puxado demasiado para a manga de expansão. Isto gera forças elevadas durante a configuração, o que pode ser suficientemente forte para causar o esboroamento na extremidade da laje (quando o cimento se divide ou quebra em fragmentos), o que reduz a capacidade de carga do material de base. O maior problema do esboroamento é que nem sempre é visível a olho nu.

Mas mesmo quando é visível e rapidamente remediável, a reparação pode implicar muito trabalho de fixação, uma vez que se têm de encontrar novos pontos de fixação e o metal deve ser ajustado em consequência. Mais grave é quando o esboroamento não é visível. Isso ocorre frequentemente quando se encontra oculto sob uma chapa de aço, por exemplo, e portanto a falha não é detetada nem reparada.

Pode reduzir significativamente o risco de defeitos estruturais causados por binários inadequados com as ferramentas AT-ready e as ancoragens HST3.

Compreender os perigos de danos prévios

Uma ancoragem com demasiado binário leva sempre a que o cone seja puxado em demasia para a manga de expansão, o que gera elevadas forças de divisão. Contudo, quando a ancoragem se encontra longe da extremidade da laje, as forças de divisão podem ser absorvidas pelo cimento circundante sem qualquer dano. Se a ancoragem possuir demasiado binário, então o parafuso de metal pode ficar danificado, ou inclusive partido, por este momento de torção. O resultado é uma clara redução na falha da carga de aço sob tensão, rutura ou tensão e forças de rutura combinadas, a ponto de ocorrer uma rutura. Tal como no esboroamento, o maior problema com danos na ancoragem é que pode facilmente passar sem ser detetado.

Dado que uma inspeção visual de uma ancoragem fixa é impossível, os danos prévios geralmente só são detetados por uma imagem nítida de um corte transversal. Aplicar um binário com o intuito de avaliar a condição de uma ancoragem pode piorar quaisquer danos existentes.

Especificar o sistema de binário adaptativo da Hilti é o melhor método na proteção de ancoragens compatíveis contra danos não visíveis.

Compreender os perigos de binário insuficiente

Uma ancoragem com binário insuficiente pode ser tão problemática quanto uma com demasiado binário. Uma ancoragem com binário insuficiente leva a que o cone fique numa posição incorreta, podendo não ser empurrada suficientemente longe até à manga de expansão, para alcançar os valores de sustentação especificados.

Somente quando a carga externa é aplicada é que a ancoragem se desloca e o cone é puxado na direção correta. Por outras palavras, a ancoragem estava solta e dependia de carga externa para fixá-la firmemente no devido lugar. A carga máxima ou os valores de resistência podem ser alcançados, mas apenas quando a ancoragem for puxada ligeiramente a partir da posição pretendida.

O resultado é uma instalação com um deslocamento imprevisível, tal como ilustrado. As ancoragens soltas são facilmente evitáveis ao utilizar uma chave de impacto AT-ready.

Sistema de binário adaptativo da Hilti, a solução adequada

O sistema é composto por 4 componentes: 

  • Ancoragens de expansão HST3 (com diâmetros M8, M10 e M12), provavelmente as ancoragens mais especificadas do mundo.  
  • Chave de impacto sem fio SIW 6AT-A22 com tecnologia inteligente.
  • SI-AT-A22 que desliza entre a chave de impacto e a bateria. Este rápido sistema calculador processa dados dos sensores dentro da chave de impacto para confirmar que o binário correto é aplicado durante o tempo necessário à porca. 
  • Software de documentação de forma a que o histórico do trabalho da instalação HST3 possa ser transferido do módulo processador SI-AT-A22 para um computador. Estes dados em bruto são utilizados para criar um certificado de instalação detalhado.

As ferramentas Hilti AT-ready são equipadas com inteligência integrada para confirmar se uma ancoragem possui o binário de forma a cumprir a aprovação ETA. A qualquer altura, o SI-AT-A22 pode ser ligado a um computador para gerar instantaneamente um relatório de instalação, o que garante aos inspetores e especificadores que a ancoragem foi feita consoante as instruções de utilização.

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DO SISTEMA DE BINÁRIO ADAPTATIVO

Design e especificação

O sistema AT garante que as especificações de design serão implementadas na obra na sua totalidade. Não há necessidade de conceber fatores de segurança adicionais para compensar as ancoragens com baixo desempenho devido a um binário incorreto.

Instalação e binário

Reduzir o volume de trabalho de design não planeado durante a fase de construção. O fluxo de trabalho do sistema AT está de acordo com as necessidades de uma solução de alta produtividade, que pode ser dada rapidamente e por qualquer trabalhador disponível.

Inspeção de obras

O sistema AT gera um relatório que ajuda a reduzir o tempo despendido nas inspeções de instalações.

Isso resulta numa redução do risco devido a binário incorreto nas ancoragens e menos oportunidades para o aparecimento de defeitos estruturais ao longo do tempo.

Gerir facilmente o seu relatório de instalação

Please enter alternative text here (optional)

A responsabilidade total nunca foi mais fácil. O empreiteiro ou o instalador podem simplesmente ligar o módulo SI-AT-A22 a um computador ao utilizar um cabo USB e o software AT de documentação.

Posteriormente transfere os dados de desempenho guardados pelo SI-AT-A22, que podem ser usados na produção de relatórios de instalação. O relatório lista todos os produtos usados, o método de seleção (digitalização ou manual), hora/data de conclusão e o tipo de ação concluída pelo instalador.

Do ponto de vista de um especificador, este relatório prova que o binário das ancoragens está correto, segundo as instruções de utilização e cumpre os requisitos de certificação. Do ponto de vista de um instalador, pode ajudar a passar calmamente nas inspeções nas obras.

Bem feito, à primeira

Please enter alternative text here (optional)

As inspeções de controlo de qualidade em obras estão a aumentar. Não há dúvida quanto à importância destas inspeções na segurança dos edifícios. No entanto, estas têm as suas limitações. Por exemplo, as inspeções de rotina não conseguem detetar todos os erros de instalação.

Mesmo as verificações de binário, componente padrão na maioria das inspeções, não conseguem facultar um resultado conclusivo do estado da ancoragem. Os inquéritos feitos a engenheiros de construção civil revelam que os designers normalmente incorporam no seu design demasiados fatores de segurança, para garantir que passam nas inspeções aos edifícios. Escusado será dizer que isso não é rentável.

Mesmo com a tomada de medidas de precaução adicionais, as inspeções conseguem, mesmo assim, identificar erros que exigem trabalho adicional para correção.

Sem tempo a perder em reparações? É hora de especificar o sistema AT. 

O trio da configuração de ancoragem: SafeSet

Please enter alternative text here (optional)

Segurança. Produtividade. Aprovação. SafeSet é a metodologia comprovada da Hilti para a instalação de ancoragens de alta qualidade consistente, a uma velocidade estonteante.

O SIW 6AT-A22, juntamente com o módulo SI-AT-A22, cumpre todos os requisitos SafeSet, uma vez que poupa tempo e reduz custos, ao mesmo tempo que remove a possibilidade de erros de instalação.  

 

Descubra o software PROFIS para o design de ancoragens

Mais informação

Descubra como desenhar e instalar sistemas de ancoragem

Mais informação

Construa o seu próprio kit sem fios com o nosso configurador

Mais informação

Contacte-nos
Contacte-nos