As suas normas foram corretamente implementadas?

Porquê e como controlar o torque de aperto?

Aplicou ancoragens de expansão ou os elementos de suporte e não sabe se foram instalados corretamente na sua obra? A nossa chave de impacto inteligente garante-lhe um torque de aperto em conformidade com a documentação técnica.

Porque é que é importante controlar o torque de aperto?

As ancoragens com demasiado torque o torque insuficiente estão entre as causas mais comuns de incumprimento nas inspeções de obras

Torque: difícil de ver, fácil de negligenciar. No que respeita à ancoragem em betão, aplicar o torque correto é extremamente importante. Em termos simples, se uma ancoragem não for apertada com o torque especificado, é só uma questão de tempo até as falhas se fazerem notar. O KSCE Journal of Civil Engineering classifica as ancoragens com demasiado torque ou torque insuficiente como a segunda maior razão para o incumprimento nas inspeções de obras.

Existem várias razões que explicam o facto do torque especificado não ser aplicado desde as instruções à utilização prática. A principal é o tempo: com as pressões de prazos constantemente a aumentar, é praticamente impossível ter tempo para fixar e verificar cada ancoragem. Além disso, os profissionais experientes em obras com a formação especializada necessária nem sempre estão disponíveis.

Compreender os perigos de demasiado binário
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Compreender os perigos de demasiado torque

A diferença entre uma ancoragem com binário correto e uma ancoragem com demasiado binário, perto de uma extremidade.

Compreender os perigos de danos prévios
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Compreender os perigos de danos prévios

Uma ancoragem com demasiado torque afastada do bordo leva a que o cone seja puxado em demasia para a manga de expansão, o que gera elevadas forças de divisão.

Compreender os perigos de binário insuficiente
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Compreender os perigos do torque insuficiente

Uma ancoragem com torque insuficiente leva a que o cone fique numa posição incorreta, podendo não ser empurrada suficientemente longe até à manga de expansão, para alcançar os valores de sustentação especificados.

Comprender os perigos de demasiado torque

Demasiado torque leva a que o cone seja puxado demasiado para a manga de expansão. Isto gera forças elevadas durante a instalação, o que pode ser suficientemente forte para causar o esboroamento na extremidade da laje (quando o betão se divide ou quebra em fragmentos), o que reduz a capacidade de carga do material base. O maior problema do esboroamento é que nem sempre é visível a olho nu.

Mas mesmo quando é visível e rapidamente resolvido, a reparação pode implicar muito trabalho de fixação, uma vez que se têm de encontrar novos pontos de fixação e o metal deve ser ajustado em consequência. Mais grave é quando o esboroamento não é visível. Isso ocorre frequentemente quando se encontra oculto sob uma chapa de aço, por exemplo, e portanto a falha não é detetada nem reparada.

Pode reduzir significativamente o risco de problemas estruturais causados por torques inadequados com módulo de controlo de torque SI-AT e as ancoragens HST3.

Compreender os perigos de danos prévios

Uma ancoragem com demasiado torque leva sempre a que o cone seja puxado em demasia para a manga de expansão, o que gera elevadas forças de divisão. Contudo, quando a ancoragem se encontra longe da extremidade da laje, as forças de divisão podem ser absorvidas pelo betão circundante sem qualquer dano. Se a ancoragem possuir demasiado torque, então o parafuso de metal pode ficar danificado, ou inclusive partido, por este momento de torção. O resultado é uma clara redução na falha da carga de aço sob tensão, rutura ou tensão e forças de rutura combinadas, a ponto de ocorrer uma rutura. Tal como no esboroamento, o maior problema com danos na ancoragem é que pode facilmente passar sem ser detetado.

Dado que uma inspeção visual de uma ancoragem fixa é impossível, os danos prévios geralmente só são detetados por uma imagem nítida de um corte transversal. Aplicar um torque com o intuito de avaliar a condição de uma ancoragem pode piorar quaisquer danos existentes.

Especificar o sistema de binário adaptativo da Hilti é o melhor método na proteção de ancoragens compatíveis contra danos não visíveis.

Compreender os perigos de torque insuficiente

Uma ancoragem com torque insuficiente pode ser tão problemática quanto uma com demasiado torque. Uma ancoragem com torque insuficiente leva a que o cone fique numa posição incorreta, podendo não ser empurrada suficientemente longe até à manga de expansão, para alcançar os valores de sustentação especificados.

Somente quando a carga externa é aplicada é que a ancoragem se desloca e o cone é puxado na direção correta. Por outras palavras, a ancoragem estava solta e dependia de carga externa para fixá-la firmemente no devido lugar. A carga máxima ou os valores de resistência podem ser alcançados, mas apenas quando a ancoragem for puxada ligeiramente a partir da posição pretendida.

O resultado é uma instalação com um deslocamento imprevisível, tal como ilustrado. As ancoragens soltas são facilmente evitáveis ao utilizar a chave de impacto SIW 6AT-A22 com o módulo de controlo de torque SI-AT.

O controlo do torque para as aplicações de suporte

O sistema de controlo de torque é agora compatível com os conectores de sistemas de suporte MQ e MI/MIQ. Permite instalações mais seguras e mais rápidas do que os métodos de instalação tradicionais.

Como funciona?

  1. Um modo MQN, MI e MIQ específico é definido no módulo SI-AT para cada botão de aperto e cada conector MI e MIQ 
  2. O módulo verifica o estado de carga e a temperatura da bateria para assegurar uma instalação correta 
  3. O módulo AT determina se os valores-limite são cumpridos e orienta a saída para o ângulo de rotação da porca por impacto 
  4. Estas voltas da porca têm uma correlação direta com o pré-esforço aplicado ao elemento de ligação 
  5. Ao selecionar o modo de ajuste correto, a ferramenta controla o torque e, deste modo, não deixa margem para erros humanos

Quais são os riscos de um aperto inadequado durante as aplicações de suporte?

Um torque de aperto definido cria um pré-esforço no botão de aperto, portanto, uma força de aperto no sistema.
Uma força de torque adequada é necessária para evitar um torque excessivo (deformação do metal) e um torque insuficiente (cargas não suportadas). Elementos dos sistemas de suporte pré-esforçados de forma incorreta podem deformar ou danificar as estruturas.

Perigos de um aperto insuficiente

  • Capacidade de carga reduzida, nomeadamente, para os botões de montagem 
  • Uma maior deflexão do sistema 
  • Uma resistência às vibrações mais reduzida 

A capacidade de carga só é atingida com o aperto correto. 
A deflexão aumenta se o aperto não for suficiente para o impedir.

Perigos de um aperto excessivo

  • Um torque excessivo pode resultar numa deformação da calha
  • Com base na sua importância, a deformação pode resultar numa diminuição das capacidades de carga

Elementos de suporte compatíveis com o nosso sistema de controlo de torque

As novas funcionalidades do módulo de controlo de torque abrangem os botões de aperto MQN, bem como os principais elementos das gamas MI e MIQ. São abrangidos em associação com todos os tipos de calha : 

  • os botões de aperto MQN-C, MQN-CP, MQN-C+, MQN-B, MQN-R 
  • os ângulos MQW-Q2 
  • os conectores e chapas de fixação MI e MIQ 

Quer utilize uma chave dinamométrica ou uma chave de impacto standard, o nosso sistema de controlo de torque oferece uma solução mais produtiva e segura para a montagem dos seus elementos de suporte

Observe como funciona o nosso sistema de controlo de torque

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Instalação de ancoragens de expansão

Uma solução rápida e segura para a instalação de ancoragens de expansão HST

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Instalação de sistemas de suporte

Instale o seu sistema de suporte rapidamente e em total segurança graças ao módulo SI-AT

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Utilização com os botões de aperto MQN

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Utilização com os sistemas MI e MIQ

Em que consiste o nosso sistema de controlo de torque?

O sistema é composto por 4 componentes: 

  • Ancoragens de expansão HST3 (com diâmetros M8, M10 e M12), provavelmente as ancoragens mais especificadas do mundo.  
  • Chave de impacto a bateria SIW 6AT-A22 com tecnologia inteligente.
  • SI-AT-A22 que desliza entre a chave de impacto e a bateria. Este rápido sistema de controlo de torque processa dados dos sensores dentro da chave de impacto para confirmar que o torque correto é aplicado durante o tempo necessário à porca. 
  • Software de documentação de forma a que o histórico do trabalho da instalação HST3 possa ser transferido do módulo processador SI-AT-A22 para um computador. Estes dados em bruto são utilizados para criar um certificado de instalação detalhado.

Os módulos de controlo de torque SI-AT são equipadas com inteligência integrada para confirmar se uma ancoragem possui o torque de forma a cumprir a aprovação ETA. A qualquer altura, o SI-AT-A22 pode ser ligado a um computador para gerar instantaneamente um relatório de instalação, o que garante aos inspetores e especificadores que a ancoragem foi aplicada de acordo com as instruções de utilização.

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DO SISTEMA DE CONTROL DE TORQUE?

Design e especificação

O sistema AT garante que as especificações de design serão implementadas na obra na sua totalidade. 
É assim inútil integrar fatores de segurança adicionais para compensar a eficácia reduzida das ancoragens ou do aperto de um sistema de suporte resultante de um torque incorreto.

Instalação e binário

Reduzir o volume de trabalho de design não planeado durante a fase de construção. O fluxo de trabalho do sistema AT está de acordo com as necessidades de uma solução de alta produtividade, que pode ser dada rapidamente e por qualquer trabalhador disponível.

Inspeção de obras

O relatório gerado pelo sistema de controlo de torque permite-lhe diminuir o tempo perdido com as inspeções, graças à redução do risco associado ao aperto incorreto das ancoragens / dos botões de aperto e à diminuição do número de defeitos de estrutura que podem surgir ao longo do tempo.

Gerir facilmente o seu relatório de instalação

Nunca foi tão simples oferecer garantia de uma colocação / de uma instalação correta. 
A responsabilidade total nunca foi mais fácil. O empreiteiro ou o instalador podem simplesmente ligar o módulo SI-AT-A22 a um computador ao utilizar um cabo USB e o software AT de documentação.

Posteriormente transfere os dados de desempenho guardados pelo SI-AT-A22, que podem ser usados na produção de relatórios de instalação. O relatório lista todos os produtos usados, o método de seleção (digitalização ou manual), hora/data de conclusão e o tipo de ação concluída pelo instalador.

Do ponto de vista de um especificador, este relatório prova que o torque das ancoragens está correto, segundo as instruções de utilização e cumpre os requisitos de certificação. Do ponto de vista de um instalador, pode ajudar a passar calmamente nas inspeções nas obras.

Bem feito, à primeira

As inspeções de controlo de qualidade em obras estão a aumentar. Não há dúvida quanto à importância destas inspeções na segurança dos edifícios. No entanto, estas têm as suas limitações. Por exemplo, as inspeções de rotina não conseguem detetar todos os erros de instalação.

Mesmo as verificações de binário, componente padrão na maioria das inspeções, não conseguem facultar um resultado conclusivo do estado da ancoragem. Os inquéritos feitos a engenheiros de construção civil revelam que os designers normalmente incorporam no seu design demasiados fatores de segurança, para garantir que passam nas inspeções aos edifícios. Escusado será dizer que isso não é rentável.

Mesmo com a tomada de medidas de precaução adicionais, as inspeções conseguem, mesmo assim, identificar erros que exigem trabalho adicional para correção.

Sem tempo a perder em reparações? É hora de especificar o sistema AT. 

O trio da configuração de ancoragem: SafeSet

Segurança. Produtividade. Aprovação. SafeSet é a metodologia comprovada da Hilti para a instalação de ancoragens de alta qualidade consistente, a uma velocidade estonteante.

O SIW 6AT-A22, juntamente com o módulo SI-AT-A22, cumpre todos os requisitos SafeSet, uma vez que poupa tempo e reduz custos, ao mesmo tempo que remove a possibilidade de erros de instalação.  

 

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