estaleiro de construção

Obras de referência

Em Portugal e em todo o mundo

Na Hilti, damos apoio a projetos de envergadura a nível mundial.

Eis alguns exemplos de obras que destacam a forma como os nossos sistemas de fixação com ancoragens ou soluções corta-fogo fazem a diferença.

Quer saber mais sobre as nossas soluções? Contacte-nos!

construção de túnel

Construção de pontes e túneis

Disciplina, a rainha do setor da engenharia civil

A segurança e resistência de pontes e túneis devem ser 100 % garantidas: o seu estado de conservação põe em risco a vida dos utilizadores. Assim, o seu estado deve ser controlado de forma regular. Caso as pontes e túneis sejam negligenciados, mal concebidos ou submetidos a tensões significativas, os resultados serão restrições ao tráfego, nomeadamente encerramentos ou limitações de velocidade ou peso. Os custos resultantes da perturbação das vias de comunicação ascendem frequentemente aos milhões de euros.

Aquando da planificação das pontes e túneis, devem ser consideradas todas as exigências técnicas e arquiteturais específicas. No caso de restauros, a rapidez dos trabalhos é fulcral para limitar o mais possível quaisquer restrições à circulação. No entanto, as renovações deverão ser duradouras e rentáveis.

Disponibilizamos aos projetistas uma gama completa de produtos e serviços no âmbito da construção de pontes e túneis.

As nossas soluções especialmente destinadas à engenharia civil ultrapassam as mais elevadas exigências legais, permitindo garantir um avanço rápido e sem falhas dos trabalhos. Como é óbvio, os nossos produtos dispõem de toda a documentação necessária e permitem garantir a longevidade das construções.

No que respeita à construção de pontes e túneis, dispomos de soluções especializadas no âmbito das técnicas de fixação e restauro de betão.

Documentos e software

As nossas soluções de software profissionais simplificam significativamente o trabalho, da planificação à execução. Disponibilizamos, também, uma biblioteca que agrupa toda a nossa documentação técnica.

Descobrir o PROFIS Engineering Consultar as nossas homologações e dados técnicos Explorar a nossa documentação técnica

Serviços e assistência

Sabemos o quão difícil e dispendiosa pode ser a atualização constante de planificações complexas. Os nossos engenheiros possuem toda a experiência necessária para resolver os problemas, mesmo os mais delicados.

Saber mais sobre as nossas formações Beneficiar de conselhos técnicos

Produtos de referência

Os nossos produtos estão concebidos para o auxiliar a executar os seus projetos sem quaisquer obstáculos. Descubra as nossas soluções para a construção de pontes e túneis.

Ancoragem para selagem HIT-HY 200-A Résine de scellement HIT-HY 270 Parafuso para betão HUS4 Bucha de ancoragem HST3
Vista aérea do estaleiro de Lascaux após os trabalhos

Reprodução da gruta de Lascaux (França)

Mais de 6000 furações e selagens

É neste local excecional de Lascaux na comunidade  de Montignac na Dordogne que foi estabelecida a parceria entre a Lagarrigue, Sud Fondation, Sopreco e Hilti. Uma equipa multidisciplinar  acompanhou as empresas  nesta obra  de referência que acolhe desde dezembro de 2016 o Centre International de l’Art Pariétal. Todas as equipas técnicas trabalharam lado a lado para destacar esta reprodução à escala real da gruta de Lascaux.

O desafio técnico oferecido pela gruta de Lascaux residia na configuração particular do edifício com numerosas secções e paredes de betão inclinadas. Neste contexto, a fixação de escoras de 7 a 13 metros de comprimento de apoio às secções inclinadas foi um dos pontos-chave da operação.

Com um volume global de 3 000 m3 numa superfície de 8 500 m2, garantir o equilíbrio e sustentabilidade da estrutura exigiu um talento meticuloso. Com a sua arquitetura única, a reabilitação do aspeto interior da gruta original foi também um desafio essencial para as equipas técnicas participantes.

Soluções para a fixação de escoras

Para responder a estes esforços combinados de tração e cinzelamento  superiores a 7,4 toneladas, as bases das escoras foram fixadas com parafusos de betão HUS3-H Hilti.

Dotado de três profundidades de implantação para máxima flexibilidade no estaleiro, o parafuso de betão permite a exposição a cargas pesadas.

Parafuso para betão HUS3-H

Soluções para selagem de armadura

As vedações das armaduras da parede de tipo parisiense foram realizadas com resina HIT-HY 200-A, associada à limpeza automática da tecnologia SAFEset.

O número de cartuchos necessários foi avaliado com a calculadora de volume Hilti, disponível para smartphone.

Resina de selagem HIT-HY 200-A Sistema SafeSet
Instalação de condutas de extração de fumo, 6000 ancoragens mecânicas HDA Hilti utilizadas

Túnel periférico Nord, Lyon (França)

Instalação de condutas de extração de fumo, 6000 ancoragens mecânicas HDA utilizadas

Entre 2016 e 2018, a Metrópole de Grand Lyon contratou trabalhos pesados de reabilitação dos quatro túneis do Périphérique Nord. O grupo Razel-Bec / Satelec foi respondável pela  melhoria dos sistemas de evacuação de fumos.

Trata-se do cumprimento das normas de incêndio dos diferentes túneis que compõem a zona periférica para instalação de uma nova conduta de extração de fumos que permite evacuar fumos em caso de incêndio. O desafio consistia em instalar em arco uma nova conduta de extração de fumo composta por 732 elementos pré-fabricados em betão de 10 toneladas cada um.

Tendo o túnel sido encerrado à circulação entre as 21 h e as 6 h da manhã, era primordial que os elementos fossem fixados rapidamente de forma segura. Tendo em conta o planeamento limitado, as 6000 ancoragens deveriam ser instaladas a montante a uma razão de 8 ancoragens por elemento e 7 elementos por noite.

Presente a montante do projeto, o nosso departamento de Métodos conseguiu acompanhar o grupo na escolha das soluções a implementar no estaleiro, a fim de garantir a cadência. Assim, a solução inicialmente prevista de fixação com bucha química foi abandonada devido ao tempo de secagem necessário, privilegiando as ancoragens químicas com bloqueio de forma HDA. Além disso, propusemos um sistema de implementação mecanizado de perfuração que permitia respeitar, em relação ao arco, um ângulo preciso de implementação das ancoragens tanto na perfuração como na instalação. O tempo de colocação foi otimizado chegando a 8 ancoragens instaladas em 8 minutos, aumentando o conforto dos operadores. A formação do pessoal de instalação, bem como a assistência diária no estaleiro foram cruciais para permitir ao estaleiro terminar de forma segura com 2 meses de avanço em relação ao planeamento.

Produtos de referência

Descubra os produtos utilizados para implementar este projeto:

Ferramenta de instalação TE-C-HDA-ST Broca com limitador TE-C-HDA-B Martelo combinado TE 70-ATC/AVR
Soluções de proteção contra o fogo

Instalação de proteção corta-fogo numa clínica

Uma grande gama de produtos corta-fogo para responder a todas as aplicações

A ampliação da Policlínica de Catânia na Itália necessitou da utilização das melhores soluções de proteção contra incêndio.

As instalações hospitalares apresentam muitas vezes numerosas limitações particulares e a Policlínica de Catânia é um perfeito exemplo disso. As malhas de tubagem passavam na nova construção e as aberturas tinham de ser resistentes ao incêndio.

Concebidas para impedir a passagem de calor, chamas e fumos para os edifícios, as soluções da Hilti protegem o edifício e os seus ocupantes.

Armazém industrial

Armazém industrial em Vicenza (Itália)

Instalação de um sistema sísmico de rede de aspersores

Uma rede de aspersores deverá ser instalada num armazém industrial. No âmbito deste projeto, existiam vários desafios:

  • a superfície do armazém ultrapassava 3 000 m2
  • o sistema de suporte modular é necessário para garantir a proteção anti-sísmica e o material de base era muito fino, o que dificultava a fixação do sistema

Trabalhamos em estreita colaboração com o empreiteiro, a Idrotermotre, e escolhemos o nosso sistema de suporte modular MQS Hilti. É um sistema extremamente flexível, fácil de instalar e foi concebido para resistir aos efeitos de sismos.

O sistema de suporte modular teve de ser adaptado a espaços apertados e também se deparou com muitos obstáculos devido à forma das vigas do teto. Por causa disso, tiveram de ser tomadas muitas decisões no estaleiro relativamente à disposição dos tubos e à posição dos pontos de fixação. A equipa técnica da Hilti trabalhou em estreita colaboração com o empreiteiro ao longo da instalação.

Identificamos os sistemas de suporte modular necessários, realizamos inúmeras inspeções e demos conselhos e apoio técnicos aos vários empreiteiros durante todo o estaleiro. As nossas equipas contribuíram assim para uma instalação de qualidade, rápida e segura do sistema de suporte modular.

Sistema de suporte modular

Sistema de calhas MQ Dobradiça MQS

Ancoragens mecânicas e químicas utilizados

Bucha HST3 Parafuso para betão HUS3-H Resina HIT-HY 270

Partilhe com a sua rede: