Uma formação e aprendizagem em segurança de sucesso significa que o conteúdo é dado com a apresentação do tópico de forma sustentável, iniciando uma mudança para o comportamento seguro.
Os estudos sobre a teoria da aprendizagem afirmam que os principais fatores de sucesso na realização da formação são a relevância do conteúdo (relação pessoal com o tópico); fator informativo (aprender algo novo); interatividade e prática (possibilidade para experimentar); suporte multimédia/vídeo (fornecer diferentes tipos de aprendizagem) e humor (aumentar o empenho e a memória). As formações em segurança não devem ser um acontecimento único. O psicólogo, Herman Ebbinghaus, analisou que a repetição do conteúdo da formação em segurança é fundamental para reforçar a durabilidade dos factos.
Se o conteúdo não for repetido, quase 80% será esquecido um mês depois. Os formatos de formação devem representar as necessidades de aprendizagem do grupo-alvo.
As formações frente-a-frente oferecem muitas vantagens, tais como o poder de partilhar histórias pessoais, a troca de experiências ou o diálogo no grupo. No entanto, o fator demográfico na força de trabalho das empresas de construção – tal como noutras indústrias – está a mudar e os formatos de aprendizagem digitais são cada vez mais cativantes. E, por fim, uma formação e aprendizagem de sucesso são sustentadas se a gestão "faz o que diz", o que significa que a organização a todos os níveis vive segundo valores de segurança.