As consequências dos acidentes e da saúde precária são abrangentes
Se a saúde e a segurança ainda não for uma prioridade na sua empresa, vejamos alguns argumentos convincentes para demonstrar por que deveriam ser! Além do impacto óbvio no trabalhador ferido, um registo inadequado na saúde e segurança tem consequências a muitos outros níveis: na produtividade, em termos de regulamentações legais e na reputação da empresa.
Os acidentes e a saúde precária podem ter um impacto negativo no desempenho financeiro e na produtividade da empresa. Porquê?
- Ausência da vítima
- Interrupções no processo de produção
- Reorganização e/ou renovação do trabalho
- Substituição de material/equipamento danificado
- Perda de encomendas/clientes
- Esforço administrativo em termos de análise da causa do acidente
- Recrutamento e pagamento adicional a pessoal temporário
- Aumento dos prémios de seguro
Simultaneamente, existe uma variedade de consequências não visíveis ao nível da segurança e da saúde precária que afetam as vítimas, os colegas de trabalho e, por fim, a empresa no seu todo:
- Para a vítima: o impacto pessoal do ferimento
- Para os colegas: a angústia, a insatisfação do trabalho e a preocupação, especialmente no caso de problemas frequentes de saúde e segurança
- Para a empresa: a reputação e o clima de trabalho prejudicados
Caixa Geral de Seguro de Acidentes na Áustria concluiu que um acidente na construção resulta em custos médios de cerca de 30 000 €. No entanto – além de todas as implicações financeiras – será que podemos pôr um preço à saúde de uma pessoa? Um empregador preocupado iria querer que os funcionários chegassem a casa em segurança depois de um dia de trabalho