Como a hilti ajuda a reduzir o risco de corrosão em edifícios

Projeção resistente à corrosão para sistemas de suporte e de fixação

Natural gas processing plant

A corrosão preocupa-nos. Pode tornar as estruturas pouco seguras e instáveis. Também pode provocar a substituição de componentes e de instalações inteiras. Tudo isto pode ter um preço elevado em termos de dinheiro e tempo, existindo também o risco de ferimentos reais. Por isso, que podemos fazer?

Escolha da proteção contra a corrosão correta

Onde está a construir? Essa é a questão essencial para a proteção contra a corrosão. Em que ambiente, em que clima está a trabalhar e em que material está a realizar as fixações?

A corrosão assume diferentes formas em diferentes ambientes. Assim, tem de ter em consideração estes fatores para a sua construção, que poderão aumentar o risco de corrosão:

Humidade

A humidade tem de existir para qualquer reação atmosférica.

Temperatura

Quanto mais alta a temperatura, mais elevada será a taxa de corrosão.

Sal

Tanto pode ser sal presente no ar nas proximidades da costa ou sal anti-gelo no inverno.

Poluição industrial

Níveis elevados de dióxido de enxofre aceleram as reações corrosivas.

Corrosão galvânica (de contacto)

Provocada pelo contacto entre dois materiais diferentes.

Alguns ambientes, tais como piscinas interiores, túneis ou instalações químicas terão de ser alvo de atenção especial. Os nossos engenheiros locais da Hilti terão todo o prazer em lhe dar aconselhamento técnico.

O que é proteção contra corrosão

A corrosão é gerada sempre que existe uma reação química e física entre metal e o ambiente à volta. A corrosão altera as propriedades do metal, tornando-o muito mais fraco.

Também pode danificar o sistema de instalação, assim como o componente metálico e a respetiva proteção. Por causa disso, toda a instalação poderá ficar menos segura, tendo de ser substituída.

Existem dois tipos de proteção contra a corrosão que podem ajudá-lo a prolongar a vida útil dos componentes metálicos que usa localmente. São a proteção contra a corrosão ativa e passiva.

A proteção contra a corrosão ativa influencia diretamente uma reação corrosiva, quer seja através da utilização de materiais resistentes, quer através de uma separação galvânica, quer através de uma proteção catódica.

A proteção contra a corrosão passiva para ou abranda a propagação da corrosão ao separar o metal de um agente corrosivo. Isto é possível graças à aplicação de camadas de revestimento protetores metálicas ou não metálicas.

No estaleiro de obras, a resistência à corrosão é um dos aspetos mais subestimados na fixação de produtos. O conhecimento dos fatos básicos pode ajudar o cliente a encontrar uma solução adequada e sustentável.

Alexander Tomandl
Perito em corrosão - Hilti Corporate Research and Technology

Transfira a brochura completa sobre corrosão

O que faz a Hilti para travar a corrosão

Os nossos engenheiros locais da Hilti estão sempre disponíveis para o ajudar e podem deslocar-se ao estaleiro para ver em primeira mão qual poderia ser a melhor solução para a sua obra. Também concebemos e fabricamos uma gama completa de produtos de proteção contra a corrosão. 

Centros de teste de corrosão Hilti
1 / 7
Centros de teste de corrosão Hilti

Os nossos produtos de proteção contra a corrosão são resistentes. Também são testados com rigor, exatamente nas mesmas condições em que são usados. Os nossos produtos não são apenas testados num laboratório. São deixados no exterior durante meses, ao frio, nos trópicos, em áreas com sal, instalações industriais e até mesmo no mar. Por isso, sabemos que funcionam. Percorra as imagens para ver mais imagens dos testes da Hilti no exterior e no interior.

2 / 7
Camurça

3 / 7
Alemanha

Centres d'essais Hilti sur la corrosion en Autriche
4 / 7
Áustria

Centres d'essais Hilti sur la corrosion au Mexique
5 / 7
México

6 / 7
França

Centres d'essais Hilti sur la corrosion en Chine
7 / 7
China

Proteção contra a corrosão na prática

Partilhe com a sua rede: