Como dimensionar para a movimentação térmica

Dimensionamento da dilatação térmica

Se estiver a construir aplicações de tubagens, é essencial ter em mente a expansão térmica – especialmente para aplicações térmicas.

Isto porque os tubos vão precisar de espaço para expansão, sendo também necessário garantir uma distribuição uniforme da movimentação dos tubos.

O QUE PROVOCA A DILATAÇÃO TÉRMICA?

A dilatação térmica varia de acordo com alguns fatores essenciais:

  • O comprimento original da secção do tubo
  • O coeficiente de expansão
  • A diferença térmica

Por norma, refere-se à alteração de temperatura entre a temperatura operacional do tubo e a temperatura no exterior. Por isso, tomando como exemplo as aplicações térmicas, a temperatura de serviço seria de aprox. 70ºC e a temperatura ambiente, por norma, 20ºC.

Como calcular a expansão térmica

Calcul de la dilatation thermique

PERGUNTE A UM ENGENHEIRO

QUAL O DIMENSIONAMENTO QUE DEVO USAR PARA A DILATAÇÃO TÉRMICA?

Existem quatro soluções técnicas básicas para controlar a expansão térmica.

  • Druck

    1 - Ponto fixo

    Uma solução de ponto fixo impede todos os movimentos e transfere as cargas para a superstrutura do edifício. O ponto de "movimento zero" permite-lhe calcular a expansão e prever o seu comportamento.

    Mais informações
    Druck

    2 - Guia axial

    A guia axial é normalmente usada nas proximidades de uma qualquer compensação técnica. Permite um movimento controlado apenas num sentido e elimina quaisquer outros movimentos direcionais.

    Mais informações
    Druck

    3 - Apoio deslizante

    O apoio deslizante permite ao tubo compensar no fator de fricção mais reduzido possível.

    Mais informações
    Druck

    4 - Movimento livre

    O movimento livre funciona em situações em que existe um movimento em várias direções. Por norma, é usado em braços de compensação.

    Mais informações

Dicas sobre a dimensionamento de dilatação térmica

  • Calcule o comprimento de expansão como uma função do comprimento do tubo, o material do tubo e o gradiente de temperatura.
  • Verifique se o deslocamento entre o eixo do tubo e a superfície do canal superior corresponde a mais de 4°. Se for, irá precisar de uma solução de compensação. Tenha em mente que os requisitos específicos da aplicação poderão afetar a quantidade de deslocamento necessário.
  • Opte entre compensação natural ou técnica, tendo em linha de consideração a quantidade de espaço necessário para cada solução.

Partilhe com a sua rede: