Quando usar scanner de betão e detetores

Aplicações comuns das ferramentas e sistemas de deteção

Hilti detection systems typical applications

É fácil atingir um objeto escondido durante os trabalhos num estaleiro de obras.

Por isso, os nossos sistemas de deteção Hilti foram concebidos para encontrar tubos, fios sob tensão e varões e para evitar atingi-los enquanto perfura, abre buracos, serra ou corta.

A nossa gama de sistemas de deteção sem fios é resistente ao impacto, à poeira e à água, tendo sido concebida para:

  • Localizar objetos metálicos e não metálicos integrados em betão, tijolos, alvenaria e outros materiais base.
  • Realizar inspeções estruturais não destrutivas de varões – profundidade estimada da cobertura de betão, localização, tamanho e dimensão dos varões.
  • Tubos – encontrar tubos metálicos e não metálicos, como em plástico e PVC.
  • Fios sob tensão – localizar condutas elétricas. 
  • Outros objetos – encontrar madeira, reforços em aço estrutural, cabos pós-tensionados (cabos PT), armaduras pré-esforçadas (armaduras PE), vigas de betão e outros.
  • Encontrar configurações complexas de vários objetos integrados ao longo de vastas áreas – isto é particularmente útil para estruturas grandes, tais como pontes ou túneis.
  • Encontrar pontos de saída de brocas, medir comprimentos e ângulos de brocas.

Isto ajuda a aplicar corretamente ancoragens e varões e a evitar impactos e danos nas brocas.

Aplicações comuns dos sistemas de deteção

Hilti PS 250 Ferroscan detection system

Análise e inspeções estruturais

Hilti PS 1000 X-Scan detection system

Perfurar, abrir buracos, serrar e cortar betão

Hilti PS 200 Ferroscan detection system

Definir instalações mecânicas

Hilti PS 1000 X-Scan detection system

Aplicações sísmicas

Utilizar ferramentas e software de deteção tem inúmeras vantagens.

  • Ajudam a evitar cortes em estruturas existentes.
  • Ajudam a melhorar a segurança e a evitar acidentes no estaleiro de obras, tais como cortar um fio sob tensão ou um cabo PT.
  • Também ajudam a evitar atrasos do projeto e a reduzir o risco de danos estruturais avultados, reparações ou repetição de tarefas.

Análise estrutural não destrutiva - varões

O nosso sistema Ferroscan PS 300 Hilti foi especificamente concebido para a inspeção de varões e análises estruturais não destrutivas, sem a necessidade perfurar uma estrutura existente:

  • Encontrar varões instalados a posteriori até 40 cm em betão seco.
  • Analisar a profundidade da cobertura de betão até 10 cm.
  • Procurar em grandes áreas de betão com rapidez e simplicidade.

Pode utilizar o nosso sistema Ferroscan PS 300 Hilti para assinalar o seu estaleiro de obras à medida que o rastreia, graças a imagens 2D e 3D em tempo real apresentadas no ecrã do scanner.

Se necessitar de uma análise mais detalhada dos resultados do scan, pode utilizar os nossos softwares Hilti PROFIS Detection e Ferroscan Map.

Software Hilti PROFIS Ferroscan map

Software Hilti PROFIS Ferroscan map

Combine várias pesquisas para fornecer uma vista geral clara de áreas até 45 m x 45 m. Saiba onde existem reforços dentro do betão e onde a profundidade da cobertura é inadequada.

Mais informação
Software Hilti PROFIS Detection

Software Hilti PROFIS Detection

Analise os dados das suas pesquisas ao detalhe, imprima relatórios estatísticos, arquive dados de scans para usar mais tarde e integre os dados de scans noutras aplicações de software CAD.

Mais informação

Deteção de objetos escondidos antes de perfurar, cortar ou abrir buracos

É importante detetar tubos, varões, cabos e outros objetos escondidos integrados antes de começar a perfurar, abrir buracos, cortar ou serrar - para evitar impactos, danos ou reparações potencialmente avultados:

  • Varões - se perfurar varões, poderá danificar a sua cobertura de betão, assim como danificar as suas próprias ferramentas e brocas.
  • Cabos pós-tensionados (cabos PT) – se perfurar um cabo PT, poderá destruir a estabilidade estrutural e a segurança do edifício. Também poderá representar um risco de vida, visto que se um cabo for cortado em dois, pode ser muito rapidamente expelido da estrutura de betão e ferir pessoas.
  • Condutas elétricas (cabo sob tensão) – pode ser atingido por um choque elétrico e sofrer danos graves ou até mesmo mortais.
  • Tubos de água – se perfurar um tubo de água ou câmaras com água, poderá provocar danos no edifício devido a fugas.
  • Redes de arame – se perfurar uma rede de arame, vigas estruturais, ancoragens e outros objetos integrados, também poderá provocar danos avultados.

Os melhores sistemas de deteção da Hilti para lidar com estas situações são.

Multidetetor PS 50 Hilti

Multidetetor PS 50 Hilti

Uma útil ferramenta multiusos para localizar muitos tipos diferentes de objetos em variados materiais base, até a uma profundidade máxima de 15 cm. O nosso multidetetor PS 50 Hilti ajuda a localizar tubos de metal ou de plástico, fios sob tensão, madeira, varões de metal e muito mais.

Mais informação
Sistema de deteção X-scan PS 1000 Hilti

Sistema de deteção X-scan PS 1000 Hilti

Concebido para efetuar pesquisas em áreas grandes e encontrar objetos metálicos e outros, incluindo fios sob tensão existentes sob várias camadas de materiais base, até a uma profundidade de 30 cm.

Mais informação

Solicite uma demonstração gratuita no local

Contacte a equipa Hilti mais próxima de si para solicitar uma demonstração gratuita ou para obter mais informações. Teremos todo o prazer em ajudá-lo no local, online e por telefone.

Partilhe com a sua rede: