Segurança em caso de incêndio

Orientações de projeto e requisitos legais para suportes mecânicos, elétricos e de canalização

Hilti MQ modular support system for medium-heavy applications fire test

O desafio do fogo: ganhar tempo para evacuar

Uma das considerações mais importantes aquando o dimensionamento de sistemas de suporte mecânicos, elétricos e de canalização (MEC) resistentes ao fogo é proporcionar às pessoas tempo suficiente para saírem com segurança em caso de incêndio.

As poucas orientações regulamentares existentes, tais como Documentos de Avaliação Europeus (DAE), focam-se no período de tempo em que as instalações superiores devem manter a sua integridade estrutural quando submetidas a um calor intenso.

Veja o vídeo para saber mais

Sabia que...

3.8 milhões

de incêncios
que ocorrem por ano

O desabamento de tetos falsos, vias de evacuação bloqueadas e escadarias interiores ou exteriores danificadas são responsáveis por muitas destas vítimas.

Quando as instalações de tubagens e serviços não são dimensionadas tendo em mente a segurança contra incêndios, podem transformar-se rapidamente em perigos após o início da combustão.

Os milhares de tubos, condutas, cabos e canais de sustentação suspensos não visíveis no teto desintegram-se na presença de calor, acabando por cair no chão e bloquear as vias de evacuação.

Por norma, o incêndio alastra-se por um edifício em 5 min

À medida que a temperatura sobe rapidamente, o aço nos sistemas de suporte dos tubos começa a enfraquecer.

Ocorre uma deformação considerável e, eventualmente, todo o sistema colapsa.

Regulamentos nacionais e requisitos legais

Atualmente, duas normas europeias harmonizadas - a EN 13501, que é uma classificação da reação dos materiais ao fogo, e a EN 1366-1: 2104, que descreve testes de resistência a incêndio de instalações de serviço - estão entre as fontes mais importantes de orientação de dimensionamento de condutas de ventilação resistentes ao fogo e controlo de fumos.

Além destas normas europeias, a diretiva alemã MLAR também explica a importância da segurança contra incêndios para: 

Sistemas de ventilação

  • A secção 5.2.2 refere-se a redes de condutas de ventilação que têm de ser resistentes ao fogo.
  • A seção 5.2.4 refere-se a redes de condutas de ventilação por cima de tetos falsos, que têm ser fixadas, de forma a não caírem em caso de incêndio. 

Vias de evacuação

  • Como manter as vias de evacuação desobstruídas e durante quanto tempo em caso de incêndio. 

Tetos falsos

  • Para tetos falsos com classificação contra incêndio, a resistência ao fogo necessária deve ser garantida em caso de incêndio proveniente tanto por cima como por baixo do teto. 
  • Devem ser observados requisitos especiais para sistemas de suporte modular quando instalados entre a laje e um teto falso.

Metodologia de dimensionamento resistente ao fogo

Dimensionar soluções de suporte de tubagens resistentes ao fogo é uma tarefa crucial para todos os diretores de obra, projetistas e fiscalização. Apesar da sua importância, ainda não existe um método de projeto padronizado e fiável.

Mesmo o amplamente utilizado Eurocódigo 3 se tem mostrado inadequado para evitar a deformação através de investigações académicas e setoriais atuais. As deficiências do Eurocódigo 3 devem-se ao seu âmbito limitado: esta norma aborda a estabilidade de elementos estruturais de aço em vez dos perfis de aço de baixa espessura usados para tubagem, escoras e similares.

No entanto, o Eurocódigo 3 é frequentemente aplicado erroneamente no dimensionamento desses elementos metálicos mais leves.

Porque é que o Eurocódigo 3 não é adequado para suportes de tubo?

Resultados de testes comprovam a inadequação do Eurocódigo 3

O Instituto Leipzig para Investigação e Teste de Materiais de Construção (MFPA) concluiu que não é seguro prever a deformação de instalações de serviço de edifícios resistentes ao fogo utilizando o método de dimensionamento da EN 1993-1-2 (também conhecida como Eurocódigo 3).

Orientações de dimensionamento de última geração para sistemas de suporte MEC

A Hilti, em cooperação com as instituições líder em termos de incêndios DIBt e OEAT, tem trabalhado na criação de novas orientações dos Documentos de Avaliação Europeus (DAE) para dimensionamento e testes de resistência ao fogo, permitindo soluções simples, flexíveis e rentáveis.

ETA – Avaliação Técnica Europeia

A Hilti oferece soluções inovadoras, seguras, flexíveis e legalmente compatíveis para sistemas de apoio modular e resistentes ao fogo. Fomos além das convenções atuais para desenvolver uma variedade de suportes para condutas, tubos e cabos nos quais pode confiar.

Escolha entre uma ampla variedade de produtos com aprovação ETA para cumprir todas as suas responsabilidades legais.

Com esses componentes totalmente em conformidade, tem a certeza de que as suas especificações permitirão uma evacuação segura, acesso livre aos bombeiros e utilização de equipamento de proteção de ativos.

Aplicações relevantes

Calha direta

Trapézio

Baliza

Consola suspensa

Consola não suspensa

Braçadeiras de tubagem individuais

Soluções e serviços Hilti

Na Hilti, temos mais de 30 anos de experiência em investigação e dimensionamento de produtos para proteger pessoas e ativos contra incêndios.

Estas décadas de desenvolvimento gradual deram origem à gama abrangente de sistemas de suporte modular, tecnologias de fixação e sistemas de proteção contra incêndios que oferecemos hoje. Para aumentar a sua produtividade e poupar tempo, oferecemos serviços de suporte líderes no setor, bem como soluções digitais fáceis de utilizar.

Serviços de Engenharia

Podemos ajudá-lo com o dimensionamento do seu sistema de suporte de instalações. Contacte-nos e iremos encontrar uma solução adequada para as suas necessidades.

Mais informação

Quer saber mais?

Se estiver a enfrentar estes desafios no seu projeto atual, ou precisar de conselhos técnicos sobre a seleção de produtos, a nossa equipa de Engenharia irá ajudá-lo.

Mais informações sobre dimensionamento resistente ao fogo

  • Requisitos legais europeus em matéria de proteção contra incêndios

    Requisitos legais europeus em matéria de proteção contra incêndios

    Os vários países e as diferentes aplicações têm todas as suas próprias diretivas relativas ao dimensionamento de proteção contra incêndios. Confira como temos isto em linha de consideração na Hilti ao dimensionar os sistemas de suporte de calhas.

    Mais informação
    Manual técnico de resistência ao fogo e relatórios de testes

    Manual técnico de resistência ao fogo e relatórios de testes

    Descubra como dimensionar sistemas resistentes ao fogo usando o nosso manual técnico geral. Inclui exemplos de projetos, tabelas de carga e relatórios de testes.

    Mais informação
    Serviço de aconselhamento técnico

    Serviço de aconselhamento técnico

    Podemos ajudá-lo a dimensionar o seu sistema de suporte modular, dando apoio na análise dos resultados dos testes de resistência ao fogo existentes e na procura de uma solução adequada às suas necessidades. Basta que entre em contacto com a equipa da Hilti mais próxima de si para obter mais detalhes.

    Mais informação

Partilhe com a sua rede: