Como projetar para selagem de varões nervurados
Dimensionamento para selagem de varões nervurados
Conceitos Hilti para dimensionamento de selagens de varões nervurados
Concebemos várias soluções para estruturas de selagem de varões nervurados, que incluem conceitos que permitem ultrapassar as limitações dos códigos de betão estrutural.
Comprimento de ancoragem mais curto
Este é o tipo mais comum de aplicações de selagem de varões nervurados e inclui a ligação de componentes novos a uma estrutura existent
De acordo com os códigos de construção com betão estrutural, a força de ligação de varões embebidos é limitada, mesmo quando a profundidade da camada do betão é considerável.
Por isso, em algumas áreas, como paredes em que a profundidade de ancoragem é muitas vezes limitada, são usados reforços transversais soldados ou ganchos para compensar a redução no comprimento de ancoragem disponível.
A nossa pesquisa, aliada à pesquisa dos nossos parceiros, demonstrou que a força de ligação de varões ancorados com os químicos de injecção da Hilti é superior à de varões embebidos, desde que haja uma camada de betão adequada.
O método de dimensionamento de varões HIT da Hilti beneficia desta maior força de ligação para atingir reduções do comprimento de até 70%, quando é colocada uma camada de betão adequada, em comparação com os dados indicados nos códigos de construção.
Solução do Eurocódigo 2
Método HIT para dimensionamento de selagem de varões HIT
Ligações rígidas com varões retos
Os varões com gancho ou laço são necessários para resistir a conexões rígidas, por exemplo, entre lajes e paredes, vigas e lajes, vigas e paredes, colunas e fundações.
Contudo, conseguimos encontrar uma solução.
Graças a uma colaboração com os nossos parceiros da Universidade Técnica de Munique e a Universidade Americana de Beirute, desenvolvemos uma pesquisa sobre como usar varões retos em conexões rígidas. A nossa solução baseia-se num modelo de escoras e tirantes.
Reforço ao corte
O reforço ao corte é essencialmente usado para restaurar e reforçar estruturas antigas, incluindo pontes.
Na Hilti, desenvolvemos um método novo e mais simples de aplicar reforço por armadura de punçoamento, ao colocar ancoragens apenas na parte inferior de uma laje. Poderá optar por esta solução utilizando os tirantes HZA-P Hilti, que são unidos aos orifícios abertos inclinados no sentido da coluna através de argamassas Hilti.
Este método é muito mais simples em comparação com o tradicional de reforço por armadura de punçoamento instalada a posteriori, em que tanto o lado superior, como o inferior, da laje são trabalhados em simultâneo, devido à abertura de orifícios. Isto poderá tornar-se difícil, visto ser necessário remover o recobrimento da laje e, na maioria dos casos, a superfície superior não está acessível para trabalhos.
Solução do Eurocódigo 2
A solução de dimensionamento Hilti
Cobertura de betão
Na Hilti, desenvolvemos soluções únicas de "shear friction" (mecanismo de atrito) para recobrimentos de tabuleiros de pontes.
Muitas vezes, é aplicada uma cobertura nova de betão ao betão existente para reforçar ou reparar uma estrutura. Uma parte crítica destes projetos é a transferência de forças internas através da interface de ligação entre o betão novo e o antigo.
Desenvolvemos um método de dimensionamento para solucionar a transferência real de forças de corte nestas construções – tendo em consideração a coesão, a fricção e o reforço ao corte presente ao longo da interface. Vantagens:
- Aplicação simples e fiável em inúmeros casos
- Comportamento de componente estrutural monolítico garantido
- As forças de corte são transferidas com fiabilidade, mesmo se a interface estiver fissurada
- Grande variedade de aplicações
- Reduz os comprimentos de ancoragem
Solução do Eurocódigo 2
A solução de dimensionamento Hilti
Software
Software relacionado
Partilhe com a sua rede: